Se, antigamente, o poker era visto como um simples jogo de cartas, hoje não se pode dizer o mesmo. Isso porque, desde 2010, a atividade é reconhecida internacionalmente como um dos cinco esportes da mente, ou seja, há mais de uma década passou a ser considerada uma modalidade esportiva com cunhos intelectuais. Tal título lhe dá inclusive o direito de pleitear um lugar nos Jogos Olímpicos futuramente.
Com tantos benefícios para o cérebro, o poker também se tornou uma espécie de hobby para personalidades de diferentes áreas. Muitas dessas celebridades passaram a praticar o esporte visando mais do que apenas o lazer, mas desenvolver habilidades fundamentais para suas carreiras, como concentração, paciência, tomadas de decisão, raciocínio lógico, pensamento estratégico, dentre outros.
Entre atores, atletas, cantores, empresários e apresentadores, cinco nomes se destacam por serem reconhecidamente bons jogadores de poker e/ou por terem protagonizado grandes jogadas nos principais palcos da modalidade pelo mundo.
Matt Damon (ator)
Protagonista de filmes como Gênio Indomável (1997) e O Resgate do Soldado Ryan (1998), o ator e roteirista Matt Damon é um profissional de sucesso na indústria cinematográfica, com direito a um Oscar e dois Globos de Ouro. Sua relação com o poker começou quando ainda estava na faculdade e se misturou com a carreira artística ao atuar em Rounders (1998), também conhecido no Brasil como Cartas na Mesa.
Fora do alcance das câmeras, Damon passou a disputar torneios e marcar presença em eventos profissionais do esporte da mente. Em uma etapa da WSOP, espécie de Copa do Mundo da modalidade, não apenas participou como protagonizou jogadas incríveis, como por exemplo o Full House, uma das mais famosas mãos de poker que existem. Além disso, já desafiou grandes estrelas das mesas de feltro, como o multicampeão Doyle Brunson.
Bruno Soares (atleta)
Um dos maiores tenistas da história do Brasil, com títulos e feitos impressionantes na prova de duplas, o mineiro Bruno Soares já admitiu em entrevistas ter utilizado o poker como um instrumento para melhorias nas quadras. Segundo ele, o jogo de cartas foi fundamental para desenvolver a habilidade de leitura dos adversários e o autocontrole, diminuindo o estresse e a ansiedade, além de lidar melhor com a pressão.
Com a raquete na mão, o atleta, aposentado desde setembro de 2022, empilhou títulos de peso. Ao longo de duas décadas de carreira, conquistou seis troféus de Grand Slam (três nas duplas masculino e outros três nas mistas), chegou à posição de número 2 do mundo e disputou duas edições dos Jogos Olímpicos, alcançando as quartas de final em Londres-2012 e no Rio-2016.
Nelly (cantor)
Já no mundo da música, um representante de respeito nas mesas de poker é o rapper Nelly. Dono de hits consagrados como Dilemma (2002) e Just a Dream (2010), o cantor norte-americano é considerado um dos sete artistas do gênero de rap mais vendidos da história nos Estados Unidos. Atualmente com 49 anos, ele já produziu nove álbuns próprios, o mais recente deles lançado em 2021.
Nas disputas sobre o feltro verde, Nelly está longe de ser um profissional, mas já se aventurou em grandes competições de Texas Hold’em, a categoria mais popular do esporte. Dentre suas participações mais notáveis, já disputou o evento principal da WSOP em 2007 e etapas regulares do European Poker Tour.
Cary Katz (empresário)
Reforçando que o poker é um grande aliado dos negócios, o empresário norte-americano Cary Katz é a prova de que unir habilidades empreendedoras com os aprendizados das cartas pode trazer grandes benefícios para ambos os lados. Formado em Administração de Empresas, ele fundou a College Loan Corporation, que se tornou a sétima maior provedora de empréstimos estudantis nos Estados Unidos.
Apaixonado por jogos de estratégia, ele iniciou sua transição para o poker em meados dos anos 2000 e de cara já mostrou que tinha jeito para a coisa. Desde então, participa de grandes eventos, como a WSOP, PokerStars Caribbean Adventure e outros, e já enfrentou grandes feras da modalidade de igual para igual.
Otávio Mesquita (apresentador)
Outra personalidade brasileira que adora jogar uma partida de poker é o apresentador Otávio Mesquita. Grande entusiasta da modalidade, ele costuma marcar presença nos principais eventos nacionais e foi o responsável por apresentar o programa Poker das Estrelas, em 2010 na Band, reunindo famosos de diferentes áreas para uma disputa televisionada em rede aberta.