Não há dúvidas sobre a supremacia dos Estados Unidos no basquete mundial. Afinal, estamos falando de um país que conta com nomes como Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird. Mas o que esses jogadores têm em comum? Eles fizeram parte do Dream Team.
Como surgiu o Dream Team?
O chamado Dream Team foi a seleção de basquete dos Estados Unidos montada com os melhores jogadores da NBA para disputar as Olimpíadas de Barcelona em 1992, com o objetivo simples de reafirmar a hegemonia dos EUA no esporte.
Antes da formação do Dream Team, os EUA conquistaram o Ouro Olímpico de forma invicta entre 1936 e 1968 no basquete olímpico. No entanto, nas Olimpíadas de Munique em 1972, a seleção da União Soviética impôs a primeira derrota aos EUA, conquistando a Medalha de Ouro.
Para intensificar ainda mais essa rivalidade no basquete, em meio à Guerra Fria, a equipe de basquete dos EUA boicotou os Jogos Olímpicos de 1980 em Moscou, algo que foi respondido com um boicote dos soviéticos às Olimpíadas de 1984 em Los Angeles.
Então, nos Jogos Pan-Americanos de 1987 em Indianápolis, a seleção de basquete dos EUA foi derrotada em casa pelo Brasil de Oscar Schmidt. E nos Jogos Olímpicos de 1988, em Seul, na Coreia do Sul, a seleção dos Estados Unidos foi derrotada pela União Soviética ainda nas semifinais.
Muitos começaram a questionar se o melhor basquete do mundo ainda estava nos EUA. No entanto, a seleção dos Estados Unidos contava apenas com jogadores que disputavam o basquete universitário, sem as grandes estrelas da NBA. Por isso, para acabar com essa dúvida, em 1992, para os Jogos Olímpicos de Barcelona, a USA Basketball, a Federação de Basquete dos Estados Unidos, resolveu o problema escalando o Dream Team, ou seja, a seleção de basquete dos Estados Unidos agora contava com os principais jogadores da NBA.
A escalação do Dream Team de 1992 para os Jogos Olímpicos de Barcelona contava com os seguintes nomes: Magic Johnson, Charles Barkley, Chris Mullin, John Stockton, Karl Malone, Clyde Drexler, Michael Jordan, Scottie Pippen, Larry Bird, Patrick Ewing, David Robinson e Christian Laettner, sendo este último o único que não atuava na NBA, pois ainda jogava o basquete universitário pela Duke University.
Como era de se esperar, o Dream Team foi campeão invicto sem perder nenhum jogo, ganhando as partidas com uma diferença de, no mínimo, 32 pontos.
A volta do Dream Team em 2024
Desde então, a USA Basketball repete o mesmo protocolo. Ou seja, quando começam a questionar a hegemonia do basquete do país, a Federação usa isso como motivação para convocar os melhores jogadores que atuam pela NBA, algo que se repetirá nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Não há dúvidas de que a NBA se tornou uma liga global. Prova disso é que, nos últimos anos, o prêmio de MVP, ou seja, o jogador mais valioso da competição, foi dado a jogadores estrangeiros, sendo James Harden o último jogador nascido nos Estados Unidos a ganhar o prêmio, na temporada 2017-18. Além disso, ainda há o recente fracasso da seleção dos EUA na Copa do Mundo de Basquete, quando os EUA ficaram em quarto lugar, atrás da campeã Alemanha, além de Sérvia e Canadá.
Para os Jogos Olímpicos de 2024, a USA Basketball já divulgou os 41 nomes que vão brigar por 12 vagas para a disputa em Paris. Confira a lista:
LeBron James (Lakers)
Stephen Curry (Warriors)
Kevin Durant (Suns)
Kawhi Leonard (Clippers)
Joel Embiid (76ers)
Jimmy Butler (Heat)
Jayson Tatum (Celtics)
Donovan Mitchell (Cavaliers)
Devin Booker (Suns)
Damian Lillard (Bucks)
Anthony Edwards (Timberwolves)
Tyrese Haliburton (Pacers)
Anthony Davis (Lakers)
Paul George (Clippers)
Kyrie Irving (Mavericks)
James Harden (Clippers)
Bam Adebayo (Heat)
Trae Young (Hawks)
De’Aaron Fox (Kings)
Jalen Brunson (Knicks)
Paolo Banchero (Magic)
Jaylen Brown (Celtics)
Scottie Barnes (Raptors)
Brandon Ingram (Pelicans)
Jaren Jackson Jr (Grizzlies)
Mikal Bridges (Nets)
Desmond Bane (Grizzlies)
Jrue Holiday (Celtics)
Chris Paul (Warriors)
Tyler Herro (Heat)
Aaron Gordon (Nuggets)
Chet Holmgren (Thunder)
Jarrett Allen (Cavaliers)
Josh Hart (Knicks)
Alex Caruso (Bulls)
Derrick White (Celtics)
Austin Reaves (Lakers)
Walker Kessler (Jazz)
Bobby Portis (Bucks)
Duncan Robinson (Heat)
Cam Johnson (Nets)
Agora só nos resta esperar pela convocação final e aguardar o show da seleção dos EUA, o novo Dream Team para as Olimpíadas de 2024. Se você também está animado para a disputa, acompanhe todos os resultados esportivos ao vivo no site da Sportytrader, seja da NBA ou das demais competições, e confira a atuação desses astros antes da bola laranja subir nas quadras em Paris.