A diversidade cultural é um conceito que está atrelado às mais diversas formas que a pessoa tem de se expressar no mundo. Essa manifestação pode se materializar por meio de hábitos, tradições e costumes que podem ser comuns ao lugar onde ela está inserida.
Na sociedade, o diálogo entre grupos raciais, étnicos e culturais é fundamental para potencializar o desenvolvimento sociocultural de uma determinada localidade, proporcionando assim uma intensa troca de experiência entre os envolvidos, visando o crescimento de todos.
Neste contexto, o respeito à diversidade cultural deve ser cultivado não só por adultos, mas também pelas crianças. Com o intuito de ajudar os pais a orientarem seus filhos sobre esse tema, observe na sequência quais publicações abordam o assunto!
Flicts, Ziraldo
A obra narra a história de Flicts, uma cor rara, frágil e triste, e que vive em um mundo colorido, porém nenhuma das tonalidades ao redor se parece com ela.
Ela tenta procurar outras cores para fazer amigos, mas continua sozinha e se sentindo deslocada do mundo. Um belo dia, Flicts consegue se encontrar no mundo.
Kabá Darebu, Daniel Munduruku
O livro traz como protagonista Kabá Darebu, um menino que é índio e relata, com sabedoria e muita poesia, o jeito de ser do seu povo, o Munduruku.
O menino mostra como as pessoas ao seu redor observam os elementos da natureza e se conectam com eles.
Malala, a Menina que queria ir para a escola, Adriana Carranca
A protagonista da história é Mala Yousafzai, uma jovem que nasceu no vale do Swat, no Paquistão. Aos 10 anos, Malala assistiu sua região passar a ser comandada pelo grupo extremista chamado Talibã.
No novo regime, a menina quase perde a vida por querer ir para a escola, porém, Malala não só resistiu como foi a jovem capaz de conquistar o prêmio Nobel da Paz.
Meu Amigo Jim, Kitty Crowther
O livro mostra a relação entre dois pássaros que, apesar das diferenças entre eles, os dois têm algo em comum, que é o apreço pela companhia um do outro.
Por meio de uma abordagem lúdica, o autor traz com sensibilidade a importância do respeito às diferenças.
Minha família é colorida, Georgina Martins
A ideia do autor com a obra é mostrar a história de Ângelo, que tem um irmão de cabelos lisos, uma mãe com as madeixas onduladas e a avó que é negra.
Enfatizando que todos são diferentes e fazem parte da mesma família, a proposta é mostrar aos leitores a percepção de que somos feitos da mistura de etnias, hábitos e tradições.
Clube de leitura
Como ter acesso a essas obras para trabalhar com as crianças a ideia da diversidade cultural? A oferta de livros nos primeiros anos de vida é importante para ampliar a visão de mundo delas. Neste contexto, uma boa alternativa é o clube de leitura que funciona como uma assinatura de publicações para crianças. Esses espaços têm um amplo portfólio com publicações variadas, onde pais e filhos podem desfrutar de momentos de aprendizado e afeto, por meio das obras.
Para encontrá-los, o melhor caminho é pesquisar e buscar aqueles que têm um acervo vasto e qualificado e, ao mesmo tempo, é válido conversar com outras famílias para saber como foi a experiência deles com determinado clube.