Você já ouviu falar das ilhas gregas? Esse é um destino paradisíaco muito badalado para turistas de todo o mundo. Veja por que ele deve estar no seu próximo roteiro de férias
Quem faz viagens internacionais sabe que a Grécia é um destino muito famoso e conhecido por suas diversas ilhas paradisíacas. Sendo um país milenar, ela reúne construções históricas, museus imperdíveis e paisagens naturais impressionantes, especialmente suas praias.
Por isso, as ilhas gregas são tão famosas em todo o mundo. Considerada o berço da civilização e da democracia, a Grécia traz milênios de história a cada esquina, em diferentes lugares. Veja as dicas imperdíveis para organizar a sua viagem para este país impressionante!
Quando visitar
A época do ano mais indicada para visitar a Grécia é na primavera deste país, que ocorre de abril a junho, quando o sol estará presente e você poderá encontrar ruas floridas.
O outono, que vai de setembro a novembro, também é uma ótima indicação, para quem prefere temperaturas mais baixas. No verão, a alta temporada faz as praias ficarem lotadas, o que pode tornar a experiência mais estressante. Mas se você é daqueles que adora agitação e uma boa vida noturna, a viagem pode ser realizada no verão (de julho a agosto). No inverno, as ilhas e outras regiões do país (como Atenas) costumam ficar mais calmas, o que garante uma viagem mais tranquila.
Ilhas históricas
A Grécia é um país repleto de histórias e isso se vê em várias de suas ilhas. Uma delas é Creta, que foi um próspero e dinâmico centro urbano por quase 2 mil anos, entre 3000 e 1100 a.C., acredita? Considerada o lar da civilização minoica, nesta ilha se pode visitar o lendário Palácio de Cnossos, com 20 mil metros quadrados e onde teria vivido o lendário rei Minos e surgido o famoso Minotauro. Nesta ilha, duas praias imperdíveis são a de Elafonissi (com areias rosadas e águas rasas) e a de Balos (lagoa com águas cristalinas e vistas inacreditáveis).
Outra ilha repleta de história é Delos, onde teriam nascido os deuses Apolo e Ártemis, segundo a mitologia grega. Localizada próxima de Mykonos, ela foi por muito tempo um lugar sagrado. Delos abriga inúmeros sítios arqueológicos, como a Mansão de Dionísio, a Mansão de Cleópatra, a Casa com as Máscaras (propriedades particulares luxuosas com pisos de mosaico).
Outra ilha histórica imperdível ao visitar a Grécia é Rodes, conhecida por sua cidade medieval. Uma atração imperdível nela é o famoso Colosso de Rodes, colossal estátua de bronze, símbolo da grandeza da civilização helênica e considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
Ilhas com agitação
Quem curte mais agitação não pode perder a bela Santorini, com vários bares e restaurantes variados e deliciosos, ótimos para conhecer o melhor da culinária grega. As suas praias vulcânicas são conhecidas por ter areias coloridas e mar azul-turquesa, o que cria cenários deslumbrantes, como a Praia Preta e a Praia Vermelha. Não perca a oportunidade de ver um pôr do sol incrível em Santorini!
Outra ilha bastante famosa por sua badalação é Mykonos, com uma vida noturna muito agitada, com baladas e festas à beira-mar, além de vários bares. Quem prefere relaxar (ou quer descansar com tranquilidade após a balada) a dica é Agios Sostis, mais calma e pouco conhecida.
Atenas
A capital Atenas é um espetáculo à parte. Com museus com peças milenares, é imperdível para quem gosta de turismo histórico. O complexo da Acrópole é o centro cultural e histórico da cidade.
O Parthenon é outro lugar imperdível, pois domina a paisagem da cidade. Quando estiver de noite, procure se é noite de luar, pois a vista da lua sobre o Parthenon é icônica. Para conhecer mais sobre a cultura ateniense, faça passeios pelos bairros de Plaka e Monastiraki, com ruas charmosas e restaurantes típicos.
Gastronomia
Por fim, na Grécia, são inúmeros os gostos possíveis na gastronomia local. A moussaka é um prato clássico — uma lasanha à base de berinjela, carne moída e molho bechamel. O souvlaki é um espetinho de carne grelhada, servido geralmente com pita e tzatziki (molho feito de iogurte, pepino e alho).
As saladas gregas são bem refrescantes e saborosas, além de vários peixes e frutos do mar. Para a sobremesa, experimente a baklava, doce de massa folhada com nozes e mel.