Se você já pensou ou está trabalhando para viver de renda passiva oriunda de investimentos, as ações são uma ótima opção.
Muitas ações, como Petrobras (PETR4), são conhecidas por entregar dividendos robustos e serem excelentes opções numa estratégia de renda passiva para investimentos de longo prazo.
Para entender como ter renda passiva com segurança, é preciso conhecer quais setores da bolsa oferecem as melhores oportunidades. Por isso, o texto de hoje vai te ajudar a encontrar os melhores setores da bolsa e as suas oportunidades.
As ações do grupo “BEST”
Uma das técnicas mais conhecidas de buscar ações pagadoras de dividendos veio de Luiz Barsi Filho, o maior investidor pessoa física da B3. Conhecido por defender o foco em boas pagadoras de dividendos, Barsi criou um modelo que destaca quatro setores, conhecido pela sigla BEST.
Além de representar a palavra em inglês para “melhor”, o método BEST é um acrônimo que reúne quatro setores. Desse modo, cada letra corresponde aos seguintes setores:
- B: bancos;
- E: setor elétrico;
- S: saneamento básico e seguros;
- T: telecomunicações.
O que torna cada um desses setores ideal para uma estratégia de investimentos é a sua perenidade. Isto é, todos eles são setores essenciais na vida de qualquer pessoa. Afinal, você consegue viver sem energia elétrica ou sem saneamento? E tampouco consegue movimentar sua vida financeira sem ter uma conta bancária.
Como são setores essenciais, eles sofrem menos nas situações de crise econômica, pois nesses momentos as pessoas podem cortar gastos com lazer ou vestuário, mas não cortam o plano de internet ou o consumo de eletricidade.
Volatilidade reduzida
Como muitas pessoas, você pode temer o mercado de ações por causa da volatilidade que pode variar muito o seu patrimônio enquanto tiver a ação na sua carteira de investimento. Mas as ações de setores mais resilientes sofrem menos com o impacto da volatilidade, visto que suas receitas são mais previsíveis e tendem a crescer ao longo do tempo.
É o caso do setor elétrico, sobretudo de ações do segmento de distribuição de energia. As companhias geralmente conseguem projetar sua receita em um período de anos, e o aumento da população e o crescimento da economia tendem a causar mais demanda de energia, o que aumenta a receita dessas empresas.
Dividendos consistentes e generosos
Empresas de setores já consolidados na bolsa normalmente já possuem uma estrutura de capital consolidada, como infraestrutura pronta, receitas sólidas e crescentes e uma base sólida de clientes.
Como resultado, estas companhias conseguem lucros crescentes e estimar melhor o lucro, ao mesmo tempo que demandam menos investimento para seguir crescendo. Ou seja, à medida que o negócio da companhia se consolida, sua margem de lucro aumenta, gerando mais caixa.
Se a companhia não tiver grandes oportunidades de investimento, ou não precisar realizar investimentos, ela pode optar por usar seus lucros para remunerar o acionista. Isso significa o pagamento de dividendos altos e constantes ao longo do tempo, contribuindo para que você possa construir uma renda passiva sólida e previsível.
Do setor para as empresas
Os setores do grupo BEST são os mais estáveis da bolsa, mas isso não significa que eles sejam 100% blindados. Existem mais de 400 empresas listadas somente na B3 e grande parte delas está nesses setores, mas nem todas são as melhores ações para se investir.
Por isso, observar os setores é importante, mas apenas o primeiro passo na sua jornada em busca de renda passiva. O segundo é analisar a saúde financeira da empresa, sua reputação, sua presença no mercado, entre outros fatores.
Se você começar procurando as empresas que pagam os maiores dividendos, pode correr o risco de ter problemas no futuro. Não dê importância apenas ao dividendo que a empresa pagou nos últimos 12 meses, mas veja se esses pagamentos são constantes ao longo do tempo.
Além disso, também é importante analisar o histórico de lucros da empresa, pelo menos nos últimos cinco anos. Fazendo isso, você consegue verificar se a companhia gera caixa o suficiente para manter esse nível de dividendos — e se ela conseguirá fazer isso no longo prazo.
Lembre-se de que investir não é uma corrida de cinco quilômetros, mas, sim, uma maratona: o objetivo não deve ser conseguir rápido uma renda passiva, mas ter uma carteira de ativos que possa manter essa renda pelo maior tempo possível. Essa é a forma ideal para que você construa uma carteira sólida, que te traga segurança, proteção de patrimônio e renda constante.