Quem tem uma bicicleta sabe o quanto elas são versáteis. Com ela, você pode ir para o trabalho, mas também pode planejar um passeio em família no final de semana, além de ser possível também fazer uma trilha pesada no meio na natureza. Exatamente por ser uma companheira para todos os momentos, a sua bicicleta também precisa de cuidados, e a sua manutenção costuma exigir atenção a mais.
No entanto, a pergunta que permeia a mente de toda pessoa que tem uma bicicleta é sobre quando exatamente essa manutenção deve ser feita. A resposta para essa pergunta é muito simples, a revisão deve ser efetuada regularmente, antes mesmo que algum problema apareça. Assim, independente da sua bike ter peças de excelente qualidade e estar bem conservada, é indispensável que você se atente aos sinais e tenha sempre à mão os equipamentos certos para lidar com ela.
Uma boa revisão consegue te salvar de muitos apuros. Esse tipo de precaução serve para evitar que um acidente aconteça, por exemplo. Além disso, esses cuidados devem abranger todas as peças, desde o guidão de bicicleta até o pneu que está sendo utilizado. Todo esse processo de revisão pode ser feito com antecedência quando você se atenta a alguns detalhes.
Você confere abaixo uma lista com alguns sinais de que a sua bicicleta está precisando passar por uma manutenção.
1 – Corrente gasta
Quando a corrente da bicicleta está no fim de sua vida útil, é muito comum começar a ouvir estalos e experimentar pedaladas em falso, principalmente em subidas. Tudo isso ocorre por causa da dificuldade que a corrente encontra em se ajustar adequadamente aos dentes da cassete e do pedivela.
Esse tipo de problema aumenta o risco de acidentes graves, mas compromete o desempenho e afeta o sistema de transmissão de marchas. Se a corrente acabar se rompendo durante o uso da bicicleta, o que você estiver fazendo vai ter que esperar, isso porque é necessária muita habilidade e nem todo mundo consegue fazer esse reparo emergencial.
2 – Pneus carecas
À medida que os pneus da sua bicicleta vão se desgastando, isso aumenta as chances de um furo na câmara de ar durante passeios urbanos ou trilhas. Isso acontece porque pequenos objetos, como pedras, fragmentos de vidro e lascas de madeira, podem acabar perfurando a borracha com maior facilidade.
Visando evitar possíveis transtornos, o recomendado é substituir os pneus quando os cravos estiverem tão desgastados que a superfície se torna lisa. Além disso, é importante sempre carregar câmaras de ar extras e um pneu sobressalente, principalmente se o seu percurso for longo.
3 – Freios com ruído
Seja um modelo com freios a disco, seja um com pastilha, quando um ruído começa a aparecer na hora de frear ou o processo não tem o desempenho desejado, é um indicativo de que o componente deve ser trocado. No caso das pastilhas, o mais recomendado é substituí-las quando chegam a 60% de sua espessura original. As bicicletas com um sistema hidráulico precisam que o fluido seja trocado pelo menos uma vez ao ano.
4 – Marchas desreguladas
Quando as marchas estão desreguladas é comum aparecer um barulho incomum durante a troca e as pedaladas ficam muito mais instáveis. Quando isso acontece, é necessário realizar um reparo no sistema. Aliás, esse é um procedimento que deve ser realizado por pessoas especialistas. Portanto, não tente fazer nada em casa, já que é um processo supercomplexo que necessita de conhecimento para realizar.
5 – Suspensão com pouca flexibilidade
Se o guidão da sua bicicleta está sofrendo com impactos maiores, talvez seja a hora de realizar a manutenção. Essa é uma peça muito importante, responsável por reduzir os efeitos dos choques, como ao passar por buracos ou outros tipos de superfícies. Essa manutenção deve ser realizada logo na primeira revisão preventiva, que é efetuada após 50 horas de uso.