A culinária japonesa é uma das mais famosas de todo o mundo e é muito difundida aqui no ocidente. Que brasileiro não conhece o sushi?
Entretanto, ainda que já seja mais popular pelos lados de cá ultimamente, muitas pessoas não conhecem mais a fundo sobre essa culinária.
Sendo assim, o nosso objetivo aqui é mostrar quais os ingredientes mais ricos da culinária japonesa. Acompanhe!
Wasabi
Esse é um dos ingredientes mais famosos da culinária japonesa aqui no Brasil, sem sombra de dúvidas, e ele costuma dividir opiniões.
Enquanto há quem ame o wasabi, existem pessoas que realmente odeiam. E o que exatamente é o wasabi?
Ele trata-se de uma pasta feita de raiz verde que tem um sabor muito característico e extremamente ardido, sendo que seu objetivo é realçar mais o paladar.
O wasabi costuma ser colocado junto ao shoyu e depois deve-se mergulhar o sushi ou o sashimi nele.
Shoyu
E por falar em shoyu, esse é um outro ingrediente poderoso da culinária japonesa, sendo bastante conhecido por quem ama sushi, em especial.
O shoyu é um ingrediente que dá muito mais sabor ao prato e é um substituto perfeito para o sal, além de ser usado como corante para algumas comidas.
Ele é feito a partir de soja, sal marinho, cereal torrado e água, além de passar por um processo de fermentação que forma uma massa e é dela que se tira o líquido shoyu.
Missô
Em relação aos outros ingredientes, o missô é bem menos conhecido pela maioria das pessoas, mas também é muito rico na culinária japonesa.
O missô trata-se de uma pasta que é feita a partir da fermentação da soja e é bem popular na culinária japonesa, sem dúvidas.
Ele é extremamente rico em nutrientes como vitaminas e proteínas, além de contar com um teor bem baixo de calorias.
Alga marinha
Por fim, entre os ingredientes mais ricos da culinária japonesa, temos a alga marinha, que é a base não só da vida no mar, mas na terra.
As algas possuem uma enorme importância econômica e são muito famosas porque fazem parte da culinária japonesa.
Quem comeu sushi já comeu alga, pois é ela quem enrola muitos tipos de sushis e os famosos temakis.
As algas marinhas são importantes porque auxiliam na prevenção do câncer e ainda tratam outras doenças, como de pele e também capilar.
Elas são extremamente ricas em vitaminas e fibras, nutrientes como cálcio, ferro e magnésio, além de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.
Sendo assim, fica claro como a alga marinha benefícios tem um impacto enorme sobre a nossa saúde, em geral.
Um dos tipos mais comuns de alga marinha é a nori, que tem uma coloração que é meio preto e arroxeada, mas que pode ficar verde se estiver seca.
Essa alga marinha é muito popular pois ela é usada para enrolar os sushis e os temakis, como falamos anteriormente.
Além do uso em sushi, você pode aproveitar os snacks de alga marinha como opções para consumo em lanches, mas também em refeições principais, caso do almoço e jantar.
Conclusão
Como você pode ver aqui, existem muitos ingredientes que são ricos na culinária japonesa e é importante conhecer quais são eles, visto que trazem vários benefícios à saúde.
Neste texto, mostramos a você algumas das melhores opções que são encontradas na culinária do Japão, entre elas as algas marinhas, ricas em nutrientes que são fundamentais ao nosso organismo.
O que achou do nosso conteúdo sobre conheça os ingredientes mais ricos da culinária japonesa?