Durante uma viagem, uma das melhores decisões que se pode ter para aproveitar melhor o passeio é alugar um carro. Essa escolha garante maior independência, permite passeios com mais tranquilidade e pode até mesmo ser uma forma de economia, dispensando as despesas com outros meios de transporte.
Mas como economizar no aluguel de carro? No que você deve prestar atenção para encontrar um contrato que seja justo, sem a cobrança de taxas abusivas? Conheça algumas dicas valiosas para evitar armadilhas e fazer o melhor negócio.
Compare os preços
Como em qualquer compra, é fundamental comparar os preços das diferentes locadoras em vez de alugar um veículo na primeira que você encontrar. Uma pesquisa minuciosa permite que você tenha uma boa noção dos preços cobrados na região, facilitando identificar aquelas que estão acima da média — e que é melhor evitar para não gastar mais.
Ao mesmo tempo, a pesquisa é importante para você conhecer melhor a reputação das locadoras. Alugar um carro em um estabelecimento confiável é indispensável, evitando ter dor de cabeça com fraudes e outros problemas. Assim, aproveite a pesquisa para também conhecer mais da locadora, vendo o que os outros clientes têm a falar sobre ela ou se há pendências na justiça.
Preste atenção ao contrato
Quando você encontrar uma locadora que tenha um bom custo-benefício, antes de fechar qualquer negócio, tenha paciência e leia cuidadosamente o contrato oferecido pelo estabelecimento. Isso será fundamental para evitar gastos desnecessários e desagradáveis.
Alguns contratos podem cobrar despesas extras e taxas envolvendo o combustível, o seguro ou ainda a taxa de cancelamento. Assim, mesmo que o preço a princípio seja convidativo, todos esses pormenores podem tornar o aluguel muito mais caro. Se perceber que o contrato oferecido não lhe é favorável, será melhor alugar um veículo em outro lugar.
Reserve com antecedência
Se o intuito é economizar, saiba que não existe promoção para reserva de carro feita em cima da hora. Pelo contrário: os preços costumam ser maiores, podendo ser até 30% acima do valor médio se essa reserva for feita com apenas 24h ou 48h de antecedência. Além do valor mais caro, as opções de automóveis disponíveis também ficam limitadas. Portanto, a melhor ideia é se programar para fazer a reserva com a maior antecedência possível.
Escolha o melhor seguro para você
Todo mundo sabe da importância de contratar um seguro, sobretudo aquele que cobre danos materiais (inclusive os causados a terceiros), roubo, perda e acidentes pessoais. As locadoras costumam oferecer esse tipo de serviço como um adicional ao aluguel, mas, antes de aceitá-lo, verifique se você realmente precisa pagar por ele.
Isso porque o seu cartão de crédito ou seguro do veículo próprio pode oferecer uma cobertura em caso de aluguel de veículos. Por exemplo, se o seu cartão de crédito te concede essa cobertura, basta lembrar de utilizar este cartão para fazer o pagamento e a reserva no seu nome. Outra opção é se você tiver um seguro que cubra acidentes pessoais em geral, que pode dispensar a necessidade de incluir esse valor adicional.
Fique de olho na política de combustível
É interessante conhecer mais sobre a política de combustível da locadora. Muitas delas oferecem a opção de devolver o veículo tanto com o tanque cheio quanto vazio. Outras oferecem o veículo com tanque cheio e permitem devolvê-lo com o tanque vazio, mas geralmente isso tem um custo maior por litro de combustível gasto.
Assim, o ideal é se programar para abastecer por conta própria. Veja também se há a possibilidade de devolver o veículo com a mesma quantidade de combustível de quando retirou, sem a necessidade do tanque estar completo.
Programas de fidelidade podem oferecer descontos e cashbacks
Uma forma de economizar é por meio dos programas de fidelidade, tais como Inter Shop, KM Vantagens (do Posto Ipiranga) e Vivo Valoriza. Entre os benefícios oferecidos pelas empresas nesses programas está a possibilidade de ter desconto e cashback no aluguel do veículo.