Você já imaginou estar na estrada, em meio a uma viagem de férias com a família, e o motor do carro simplesmente começar a falhar? Além do incômodo de ter que atrasar o passeio, vem a preocupação com os custos dos reparos.
Contar com um seguro de carro nessas horas é a melhor alternativa porque assim você terá a certeza de que estará protegido em situações assim. Entretanto, é fundamental ter clareza sobre qual é o seu tipo de cobertura, já que nem sempre as empresas de seguros cobrem todos os defeitos mecânicos.
Confira na sequência mais detalhes sobre a cobertura de seguros, compreendendo quais as maneiras de garantir proteção apropriada para seu carro.
O seguro de carro pode cobrir defeitos no motor?
A resposta depende porque, ao adquirir um veículo, você precisa fazer manutenções e revisões necessárias para garantir seu funcionamento.
Sendo assim, se o seu carro apresentar problemas no motor por falta de manutenção ou conservação, o seu seguro não vai cobrir os problemas mecânicos do automóvel.
Por outro lado, caso você se envolva em algum acidente e a parte mecânica do carro seja afetada, será de responsabilidade da seguradora assumir todo o reparo.
O seguro cobre danos provocados por água no motor?
Se o dano no motor for provocado por alguma inundação que tenha pegado você de surpresa, a seguradora vai cobrir todos os custos com o acidente.
Porém, caso você tenha agido de forma irresponsável e atravessado uma área alagada, ou estacionado o carro em uma faixa de areia na praia e a maré subiu, a seguradora não assumirá os custos com o concerto.
O seguro assume custos com motor fundido?
A resposta é não, porém, é importante compreender quais as razões para esse problema. O motor fundido é provocado por um superaquecimento que resulta em danos na parte interna do motor.
Esse problema pode ocorrer por várias razões, como falta de manutenção, desgastes naturais, defeito de fabricação e problemas com instalações elétricas.
Como esse é um problema difícil para identificar qual foi razão, a seguradora optou por não arcar com esse reparo.
O seguro pode assumir custo com defeito de fábrica?
Como é um defeito de fábrica, logo a seguradora não é obrigada a assumir o custo pela manutenção do automóvel. Entretanto, a orientação é que o proprietário entre em contato imediatamente com a montadora para solicitar o reparo.
Normalmente, as empresas responsáveis pelo veículo se disponibilizam para consertar ou substituir o componente do carro que deu defeito.
O seguro é uma boa alternativa para ajudar nos problemas com o motor?
As seguradoras são uma ótima alternativa, não só para resolver contratempos com o motor, mas para auxiliá-lo em troca de pneus, pane seca e outros problemas.
Para contratar esse serviço, basta incluir a cobertura adicional de assistência 24 horas, que viabiliza suporte em casos de emergência para você e seu veículo a qualquer momento do dia.
Contar com o apoio de corretores de seguros é o melhor caminho para fazer uma contratação de seguro assertiva e adequada às suas necessidades.