Com alguns cuidados simples, mas eficientes, o seu guarda-roupas ficará muito mais prático e preparado para o dia a dia.
Existem vários benefícios ao contar com um armário bem-organizado. Além da possibilidade de manter os pertences em seus devidos lugares, esse cuidado é essencial para quem deseja economizar.
Como isso é possível? Explicamos: ao manter todas as suas roupas, calçados e acessórios guardados corretamente, você terá uma visualização maior do que possui, evitando compras desnecessárias. Fora isso, essa é uma possibilidade enorme para investir no autoconhecimento, para entender de fato o seu gosto pessoal, o que te ajudará na hora de elaborar looks certeiros. Mas, afinal, como promover a organização do closet de um jeito eficiente? A dica é investir em móveis com desconto e adotar alguns hábitos básicos.
Entre eles, truques que vão desde a prática do desapego até o uso de acessórios próprios para essa finalidade. Assim, criamos um artigo especial, com todas as informações necessárias para colocar essa ideia em ação. Acompanhe e comece já!
Desapegue do que não usa mais
A primeira dica para quem deseja organizar o guarda-roupas é, sem dúvidas, praticar o desapego. O que isso significa? Que, daqui em diante, é bacana analisar atentamente os seus pertences e, a partir disso, abrir mão daquilo que você não usa mais.
Durante esse processo, considere separar os itens em bom estado e que ainda têm serventia, aqueles que merecem ser doados e os que podem ser vendidos. Dessa maneira, será possível reduzir consideravelmente o número de peças em seu closet, abrindo espaço para o novo. Vale experimentar!
Otimize os espaços
Depois de fazer essa seleção, chega o momento de otimizar os espaços, a fim de deixá-los cada vez mais funcionais. Com isso, a recomendação é garantir que as peças sejam separadas conforme as suas categorias. Por exemplo: camisas, calças, blusas, vestidos, casacos, calçados, acessórios e por aí em diante.
Assim que adotar esse hábito, em pouco tempo, você perceberá como é possível ter mais facilidade ao longo da rotina, visualizando melhor os seus artigos e, com isso, escolhendo o que será usado no dia a dia.
Separe as roupas íntimas
Quando falamos sobre a organização do closet, não podemos deixar de pensar nas roupas íntimas. Isso mesmo! Ao deixá-las em seus lugares, você terá uma praticidade enorme, além de garantir que cada peça permaneça limpa e impecável por mais tempo.
De acordo com os especialistas no assunto, uma boa maneira de alcançar esse feito é utilizando caixas específicas. Práticas e altamente versáteis, elas são ideais para auxiliar na organização dos itens, seja por tipo ou por cor.
E tem mais
Em relação aos sutiãs, como os modelos que possuem bojo, será preciso ter uma atenção extra, ainda mais porque estamos falando de um item delicado. Dessa forma, é necessário que esses trajes sejam organizados sem que as alças fiquem para fora, evitando possíveis dobras. Em vez disso, prefira deixá-los enfileirados na gaveta ou em uma caixa, sempre separados por modelo ou cor.
Use acessórios para te ajudar
Além das caixas, que mencionamos no tópico anterior, existem mais alguns artigos que podem ser utilizados para facilitar o seu processo de organização. E as etiquetas estão nessa lista. Ideal para quem costuma dividir o armário com outra pessoa, como um marido ou esposa, esse recurso ajuda a identificar em quais gavetas ou compartimentos certas peças estão armazenadas.
Outros recursos infalíveis são os cabides. Entretanto, não estamos falando de qualquer modelo, mas sim dos de veludo. Mais finos do que as versões clássicas, eles nos auxiliam a economizar espaço no armário, além de impedirem que os tecidos das peças deslizem constantemente.