A cerveja é uma das bebidas mais populares do mundo, mas poucas pessoas sabem como ela é produzida.
Por isso mesmo, resolvemos trazer este conteúdo para mostrar um pouco mais a você a respeito de como funciona todo o processo de produção.
Para começar, a produção da cerveja exige que quatro elementos fundamentais estejam presentes: a água, o lúpulo, os cereais e o fermento.
Somente na Alemanha é que os cereais como milho, cevada, trigo e arroz não são usados na fabricação da cerveja, mas isso acontece em todos os outros locais do mundo.
O malte da cevada trata-se do ingrediente principal da maioria das cervejas, e em alguns casos, o açúcar também é usado.
Bom, dito isso, vamos entender um pouco mais sobre como é feita a cerveja. Acompanhe!
Começa tudo pela sala de fabricação
O primeiro passo, etapa ou fase da produção de cerveja é a sala de fabricação, na qual as matérias-primas, como malte e os adjuntos, são misturadas junto à água e então dissolvidas.
Com isso, é obtida uma mistura líquida de sabor açucarado que é conhecida como mosto, e que será a base da cerveja que vai ser produzida posteriormente.
Alguns dos processos dessa etapa são:
- Moagem dos materiais malte e dos adjuntos
- Mistura deles com a água
- Aquecimento para tornar mais fácil a dissolução
- Adição de lúpulo
- Ferver o mosto para diluir o lúpulo e a esterilização
- Resfriamento do mosto
Etapa de fermentação
A próxima etapa de como é feita a cerveja é a fermentação, que acontece depois que o mosto é resfriado.
Ele então recebe o fermento e fica acondicionado dentro de tanques grandes, os fermentadores, que é onde se inicia a fase da fermentação.
É nesta etapa em que o fermento faz a transformação do açúcar presente no mosto em álcool e em gás, de modo que ele vai obter toda a energia que vai ser necessária para que sobreviva.
Ao longo desse processo, é fundamental controlar bem a temperatura que deve ficar de 10º até 13º, já que são as condições ideais para que o fermento produza a cerveja com um sabor mais adequado.
Sendo assim, fica muito claro como que a etapa da fermentação é a mais importante em relação ao paladar da bebida, pois ao mesmo tempo que o açúcar é transformado em álcool e no gás carbônico, há a produção de substâncias.
Essas substâncias produzidas em quantidades bem pequenas serão as responsáveis pela produção do aroma e do sabor da cerveja.
Fase da maturação
Assim que a fermentação é concluída, inicia-se a etapa da maturação com a cerveja sendo resfriada até o zero grau.
Nesse momento, uma grande parte do fermento é então separada do restante através da decantação e inicia-se o processo da maturação.
É aqui que ocorrem algumas transformações que vão ajudar a aprimorar bastante o sabor da cerveja.
Na etapa, várias substâncias indesejadas que surgem com a fermentação vão sendo eliminadas e então o açúcar residual que fica presente é consumido inteiramente pelas células do fermento que sobraram.
Essa é a chamada fermentação secundária e ela é parte da maturação, sendo que o processo da cerveja vai levar entre 6 e trinta dias, conforme cada tipo de cerveja, como a cerveja lager.
Alcançando essa etapa, a cerveja vai estar praticamente finalizada e pronta para consumo, com o aroma e o sabor já definidos.
Etapa da filtração
Temos então a etapa da filtração, que vem logo depois da maturação da cerveja. Ela vai então ser filtrada para eliminar as partículas que ficam em suspensão.
Com isso, as partículas, entre elas as células de fermento, vão deixando a bebida e ela fica cada vez mais transparente e mais brilhante.
O processo de filtração não traz alteração na composição nem no sabor da cerveja, porém ele é fundamental em relação à sua apresentação, pois vai conferir um aspecto mais cristalino à bebida.
Etapa de enchimento e pasteurização
Por fim, temos o processo de ênfase ou enchimento que é a última do processo da produção da cerveja.
Nessa etapa, é feito o enchimento de garrafas, latas e também barris, e após ela ser finalizada, é realizada a pasteurização.
Sempre que é envasada em latas ou garrafas, a pasteurização é obrigatória, mas no caso de barris, ela não passa por esse processo e por isso e denominada de chopp.
O processo de pasteurizar é uma etapa térmica e que faz com que a cerveja seja submetida a um aquecimento que vai aos 60º C, e após isso ela é resfriada, com isso, as cervejarias podem garantir que a bebida terá uma validade de 6 meses.
Conclusão
Como você viu, a produção da cerveja é um processo bem interessante e aqui nós mostramos todos os passos necessários para cumpri-lo.
Neste texto, mostramos cada uma dessas etapas, como funcionam e ainda ficou claro como o processo de fabricação garante a segurança da cerveja pelo processo de pasteurização.
Conheça mais aqui sobre o que é cerveja IPA, uma das melhores do mercado!O que achou do conteúdo de hoje sobre como é feita a cerveja?