O que um novo empresário deve saber para começar seu negócio a frente no mercado

Publicado em: 11/07/2018 às 17h20

Assessoria

Cada vez mais os brasileiros buscam serem donos do próprio negócio, e essa independência requer muito planejamento e investimento. O desafio é grande, por isso é preciso um bom planejamento, pois segundo dados do Sebrae, a cada 100 empresas abertas no Brasil, em torno de 75 consegue se manter.

Os empreendedores iniciantes devem ser muito mais cuidadosos e procurar colocar em prática uma boa gestão na empresa, é recomendado buscar ajuda de especialistas nesse processo. Confira algumas dicas de empreendedorismopara que seu negócio ultrapasse as dificuldades da fase inicial e se firme no mercado.

Busque conhecimento de quem é experiente

Muitas pessoas falam para manter segredo sobre determinados planos para que nada dê errado, ou para ninguém roubar sua ideia. Esse pensamento não se encaixa para quem quer ter sucesso em um negócio, por isso é importante dividir as ideias com quem já tem experiência na área desejada, isso pode trazer uma economia de tempo e dinheiro.

Faça um plano de negócios

A falta de planejamento é uma das principais causas de falência das empresas, por isso é ideal testar e validar o negócio para saber se será viável e dará certo, ou se será preciso mudar as estratégias. O prejuízo é menor quando os problemas são descobertos logo no início e o plano de negócios auxilia nesse quesito.

Saiba quem é seu público alvo

Conheça quem são seus clientes e trabalhe para agradá-los, é importante saber sua preferência e entender o comportamento do público alvo e com essa informação produzir produtos ou informações específicas para fidelizar a clientela e alcançar um público ainda maior por meio de indicações.

Saiba gerir seu negócio

A primeira coisa a se fazer é ter um CNPJ e formalizar a empresa para ter os benefícios de uma pessoa jurídica. Ter experiência no ramo administrativo é importante, mas não para por aí, quanto mais conhecimento na área melhor para o seu negócio. Mantenha as finanças da empresa organizadas, com tudo o que entra e sai anotados em uma planilha, e jamais misture as despesas pessoas e empresariais, esse é um dos motivos que leva muitos empreendedores iniciantes à falência.

Não coloque preços altíssimos nos produtos

Tente não errar no momento de definir a margem de lucro e fixar os preços dos produtos, tenha em mente que no início é interessante oferecer um preço mais em conta para ganhar clientela, mas não deixe que isso atrapalhe o lucro. Nesse processo também entra uma estratégia muito importante, negociar com os fornecedores, para garantir bons descontos e modos de pagamentos acessíveis. E jamais encha o estoque de produtos que possam ficar parados, lembre-se que estoque lotado é sinônimo de dinheiro parado, por isso saiba fazer um bom gerenciamento.

Invista em estratégias de comunicação

Esse ponto é muito importante para que a empresa seja vista, seja por investimento em redes sociais, em propagandas ou até mesmo fazendo uso do newsletter. O marketing é um grande aliado quando se trata da imagem do empreendimento. Para se destacar neste mercado tão concorrido é preciso inovar para sair na frente e ganhar destaque.