Meditação é alternativa para ajudar jovens a manter a calma na hora de prestar vestibular

Técnica pode ajudar na concentração, atenção e redução de estresse e ansiedade

Publicado em: 08/11/2018 às 17h20

Assessoria

O final do ano conta com calendário extenso de vestibulares, deixando os jovens ansiosos e estressados. Medo pelo resultado futuro pode causar ansiedade no presente e acabar atrapalhando o vestibulando a conseguir o resultado pretendido. Falta de planejamento nos estudos e deixar de dormir para estudar é um erro frequente entre os jovens. A meditação pode ajudar nessa época pois, dentre outras coisas, ajuda a cultivar a atenção, fazendo bem para a mente e para o corpo.

Mindfulness ou "atenção plena" é uma potencialidade humana, esta capacidade de estar consciente do que está acontecendo internamente e externamente. "A meditação melhora a habilidade de estarmos presentes e atentos, fortalecendo também nosso equilíbrio emocional, o que nos ajuda, sempre e, em especial, nos momentos estressantes" conta Daniela Degani, idealizadora da MindKids, projeto que tem como missão levar a prática da meditação para o ambiente escolar.

Segundo estudo da Universidade de Harvard, realizado em 2010, foi constatado que o ser humano passa cerca de 47% das horas que estão acordados pensando no futuro e em acontecimentos do passado, prejudicando a produtividade e aumentando os níveis de estresse do corpo. E com os jovens em época de prova não é diferente por conta do resultado incerto.

A idealizadora relata que a meditação pode começar com algo tão simples quanto parar e prestar atenção na respiração. "Deixe a coluna alinhada com ombros levemente para trás e com os pés apoiados no chão. Em seguida, preste atenção na respiração; os pensamentos mudarão e a concentração aumentará", concluí.

A professora resume alguns dos benefícios trazidos pela meditação:

Melhora na atenção - Quem medita obtém melhora na atenção, o que também reflete em tarefas que exigem concentração, como a resolução de exercícios na escola ou de tarefas no dia a dia.

Equilíbrio emocional - A prática da meditação ajuda a diminuir a impulsividade favorecendo respostas pensadas.

Mais calma - A meditação também reduz o sentimento de estresse e ajuda a lidar com a ansiedade e desconfortos causados por situações sociais estressantes, ocorram elas no ambiente escolar ou familiar.

Sono - A prática pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e além de ajudar no descanso do corpo, a meditação ajuda na qualidade do sono, o que leva o estudante a absorver melhor o conteúdo estudado.

MindKids

MindKids é um projeto liderado e idealizado por Daniela Degani, que tem como missão levar a prática da meditação para ambientes nos quais as crianças e jovens possam aprender e compreender a importância da prática milenar. De acordo com a Mindful Schools, mais de 750 mil crianças e adolescentes já aderiram a prática nos EUA e outros países do mundo.

A intenção da MindKids é que os pequenos brasileiros possam também desfrutar do método, juntamente com seus pais e professores. Com isso, permite desenvolver habilidades para a vida como: capacidade de foco, concentração, equilíbrio emocional, empatia e compaixão. O projeto de Degani já impactou mais de 900 crianças, pais e professores no País.

Daniela Degani

Daniela Degani é idealizadora da MindKids. Formada em Administração de Empresas pela USP, pós-graduada em Comunicação pela ESPM, ela atuou muitos anos em empresas como Unilever, Microsoft e Mead Johnson Nutrition. Praticante de meditação desde 2012, medita com crianças há mais de 3 anos, sendo treinada em Mindfulness para Crianças e Adolescentes pela Mindful Schools (EUA).

Degani também é colunista do portal bora.ai do Estadão, escrevendo sobre meditação. A buscar constantemente aprimoramento de sua prática, técnicas e conhecimento da área, a profissional já participou da conferência Bridging the Hearts & Minds of Youth de 2017 (San Diego, EUA) e é parte do programa de certificação da Mindful Schools Class of 2018. Daniela participa também do programa do Mindfulness Training Institute na Inglaterra, voltado ao estudo e aprofundamento do ensino de Mindfulness em ambientes seculares.