MPE abre inquérito contra irregularidades no Douradão

Publicado em: 12/02/2019 às 18h10

Douradosagora

Para obter a liberação de funcionamento provisório, a Prefeitura deve instalar as medidas preventivas mínimas (básicas) sendo extintores, iluminação, hidrantes, brigada de incêndio, realizar manutenção de iluminação de emergência e outros ítens de segurança, verificados em última vistoria do Corpo de Bombeiros, em 15 de janeiro desse ano. Na ocasição a Corporação deu o prazo de 30 dias para a Prefeitura realizar as medidas preventivas.

De acordo com o Promotor de Justiça Etéocles Brito Júnior, no ano passado a Prefeitura de Dourados obteve um alvará condicional de liberação parcial (um quarto da lotação). Esse documento foi obtido na condição da Prefeitura realizar adequações urgentes no local.

Segundo a promotoria, passou-se um ano e as pendências de segurança no Estádio não foram resolvidas pela Prefeitura de Dourados. Chegou até o Ministério Público o alvará de funcionamento, mas nem Prefeitura, nem Bombeoros teriam comunicado sobre a condição da Prefeitura em resolver pend~encias. Por conta disso, a princípio, o MP teria arquivado inquérito anterior que averiguava as condições de funcionamento do Estadio.

Com novo laudo dos Bombeiros esse ano, a Promotoria ingressou com novo inquérito, dando o prazo de 10 dias para a Prefeitura se manifestar a respeito das pendências. O Ministério Público poderá pedir medida judicial para que o município cumpra as medidas destacadas pelo Corpo de Bombeiros, além de interdição e danos morais coletivos.

Capacidade

Com capacidade para 26.800 torcedores, o Estádio Frédis Saldivar, o Douradão, é uma das maiores praças esportivas da região Centro-Oeste. Localizado na Rua Coronel Ponciano, região leste da cidade, o Douradão começou a ser construído na década de 1980 pelo então governador Pedro Pedrossian. Embora a inauguração oficial tenha ocorrido apenas em 1994, com o jogo amistoso entre Fluminense e Internacional, um dos grandes clássicos brasileiro, na prática, o estádio começou a ser utilizado para jogos em 1986.