Completando 25 anos, curso de Enfermagem da UEMS comemora sucesso de egressos

Publicado em: 15/03/2019 às 20h00

Assessoria/Uems

O curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados, está completando neste ano, junto com a Instituição, 25 anos. Mantendo seu objetivo principal de formar profissionais para a atuação prática, prestação de serviços aos seres humanos.

Em comemoração, o Coordenador do Curso, Jair Rosa dos Santos, e os professores parabenizam as recém-formadas com suas aprovações em mestrado no exterior e residências no Brasil.

“Sabemos que essa conquista representa uma dedicação de um grupo de docentes compromissados na busca de um ideal, com a certeza de que depois de tanto tempo de dedicação a vitória chegaria na vida de vocês. Essas conquistas vieram em uma boa hora, mas não é apenas fruto do acaso e muito menos da sorte, ela foi trabalhada, foi buscada, foi almejada. Vocês se esforçaram e não desanimaram e nós nos comprometemos a ofertar o conhecimento, parceria essa que deu muito certo”, destacaram os docentes.

A egressa, Milena Costa Valadares, se formou no final de 2018, e já está cursando residência no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). “A residência sempre foi um sonho para mim e é uma oportunidade incrível, requer muita dedicação desde o preparo para o processo seletivo e proporciona maior segurança profissional, afinal estar no primeiro emprego, como enfermeira, com responsabilidade legal e ainda assim poder contar com o auxílio de preceptores, equipe multiprofissional, e aulas da especialidade escolhida garante a formação de um perfil profissional diferenciado e mais bem preparado”.

Milena também destacou que o currículo do curso de Enfermagem da UEMS proporciona a inserção do acadêmico no ambiente prático desde o segundo ano, esse método permite maior associação teórico-prática e garante segurança e autonomia aos acadêmicos.

“Os professores sempre nos ofereceram apoio fundamental para o bom desenvolvimento da profissão, a coordenação na maioria dos momentos estava próxima e disposta a ouvir e resolver as demandas dos estudantes.  O momento mais marcante foram os estágios no SAMU - Dourados. Foi uma experiência incrível, aprendemos muito e todos ficamos cheios de orgulho por ter sido a primeira turma de enfermagem a atuar no SAMU, mostrando a capacidade do nosso curso”, disse.

Tatiane Geralda André, de 28 anos, também concluiu o Enfermagem no ano passado e durante o participou de projetos de Iniciação Cientifica, programas de intercâmbio, eventos e congressos; o que a ajudou na preparação para o Programa de Mestrado Ciências em Enfermagem da Universidade Autônoma de Sinaloa – México.

Durante o curso na UEMS, Tatiane fez um intercâmbio de um semestre na Universidade do Algarve, em Portugal. Depois dessa experiência decidiu que iria fazer o Mestrado fora do País também. “O México é um país que me encanta, comecei a pesquisar universidades com programas de mestrado que eu gostaria de fazer. Me inscrevi no programa de Mestrado Ciências em Enfermagem da Universidade Autônoma de Sinaloa, que tem como coordenadora a Prof. Dra Carolina Valdez Montero que me deu todo suporte durante a seleção. Fiquei muito feliz em saber que o meu projeto tinha sido aceito”, finaliza Tatiane.