UFGD Ciência entrevista professor Clandio Ruviaro

Publicado em: 15/04/2019 às 22h40

Assessoria

O programa UFGD Ciência publicou na sexta-feira (12/04) a entrevista com o professor Clandio Ruviaro que faz diagnósticos sobre níveis de sustentabilidade em diferentes cadeias produtivas do agronegócio.

O pesquisador fala que quando se melhora os sistemas produtivos pelo lado ambiental, consequentemente há também ganhos econômicos e sociais. E que, na verdade, a pecuária não é a grande vilã do aquecimento global, pois os trabalhos mostram que quando os sistemas produtivos são tecnicamente adequados e eficientes, há condições de produções de muita carne com baixo impacto ambiental.

Clandio Ruviaro é Zootecnista, possui especialização em Sistemas de Computação e mestrado em Zootecnia na Universidade Federal da Santa Maria (UFSM), tem MBA em Agronegócios pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), doutorado e pós-doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

É professor Adjunto na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAgronegócios/FACE/UFGD). É também professor do Programa de Pós-graduação em Zootecnia (FCA / UFGD), e líder do Grupo de pesquisa "ACV Agronegócios - Avaliação do Ciclo de Vida ambiental, econômico e social na agricultura, pecuária e agroindústria".
 
É pesquisador membro do grupo LEAP (Livestock Environmental Assessment and Performance) da FAO/ONU; Membro da American Center for Life Cycle Assessment (ACLCA); Membro da ABCV (Associação Brasileira de Ciclo de Vida) e da Advances in Cleaner Production Network; Membro do NUPASE (Núcleo de Pesquisas Ambientais, Sociais e Econômicas - UFGD). É consultor e revisor de diferentes periódicos científicos nacionais e internacionais.

Acesse o currículo do professor pelo link:  http://lattes.cnpq.br/2973163586729275

A entrevista do professor está disponível no link:https://www.youtube.com/watch?v=nVp0ehOyyyg&list=PLSL6U_loXybVcwZyfBq5306zh8c9Y3oOw&index=1

UFGD Ciência

O UFGD Ciência é um projeto de extensão da Assessoria de Comunicação Social criado para divulgar as pesquisas desenvolvidas na Universidade, dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS 4 - Educação de Qualidade) nas Nações Unidas do Brasil para até 2030.

O produto de WebTV criado pela equipe já está em seu segundo ano e visa divulgar para toda sociedade o trabalho dos pesquisadores da UFGD, dando publicidade também aos investimentos em pesquisas na Universidade, apresentando à comunidade em geral o que a Instituição vem promovendo nessa área e divulgando os resultados já alcançados com os estudos.

Além disso, o UFGD Ciência pretende também estimular acadêmicos a conhecer mais as atividades de pesquisa e de como elas funcionam, valorizando os pesquisadores e a própria Universidade.

O UFGD Ciência é publicado semanalmente no Facebook e está disponível no canal oficial da UFGD no YouTube. Acesse as edições do UFGD Ciência pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=nVp0ehOyyyg&list=PLSL6U_loXybVcwZyfBq5306zh8c9Y3oOw

Sugestões de pauta podem ser encaminhadas para o endereço de e-mail: jornalismo@ufgd.edu.br