Lia Nogueira apresenta projeto de lei de prevenção a acidentes de trabalho envolvendo coletores de lixo

Publicado em: 17/04/2019 às 15h54

Assessoria

Foto: Assessoria/CMD

Lia Nogueira em reunião com os coletores de Dourados

Foi aprovado em primeira votação, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15), o projeto de lei de autoria da vereadora Lia Nogueira (PR), que trata da prevenção aos acidentes de trabalho envolvendo os coletores de lixo e também da criação e inclusão no calendário oficial do município da “Semana de Conscientização do descarte adequado do lixo perfuro-cortante”.


Pela proposta apresentada por Lia Nogueira, a semana será realizada próxima ao dia 16 de maio, alusivo ao Dia Municipal do Trabalhador da Coleta do Lixo, sendo marcada por uma série de atividades preventivas e educativas para conscientização ao descarte adequado tanto do lixo doméstico quanto o comercial, no que se refere aos materiais perfuro-cortantes (como cacos de vidros, seringas, espetinhos de madeira e latas).


A ideia, conforme Lia, é que durante toda a semana sejam desenvolvidas atividades como palestras e campanhas educativas, para que a população passe a adotar o hábito de embalar com segurança para descarte este tipo de lixo que pode causar acidentes com os coletores.


A vereadora explicou que, desde a experiência que teve enquanto jornalista ao atuar junto aos coletores durante uma série de reportagens, percebeu os riscos que estes trabalhadores correm ao fazer o recolhimento do lixo. "Por mais que eles sigam os padrões de segurança no trabalho, ainda assim é perigoso. No momento de recolher os sacos plásticos de lixo e jogar no caminhão da coleta podem ocorrer incidentes. Eles podem se ferir, se machucar", alertou.


Atualmente, Dourados conta com, aproximadamente, 100 coletores, sendo que 90% deles são indígenas. Somente neste início de ano, conforme a empresa responsável pelo serviço na cidade, já foram registrados seis casos de trabalhadores que se feriram com materiais perfuro-cortantes. 


"Precisamos conscientizar a população da importância de fazer o descarte deste tipo de material com todo o cuidado. A coleta de lixo é um serviço essencial, se ocorrer a suspensão a cidade vira um caos. Portanto, é nosso dever e responsabilidade zelar pela integridade desses trabalhadores", ressaltou Lia Nogueira.