Aviso de Pauta Dia de Campo sobre ILPF na AgroBrasília

Publicado em: 16/05/2019 às 09h15

Assessoria

Nesta sexta-feira, 17 de maio, a Embrapa Cerrados realizará um dia de campo sobre o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) com foco na produção de leite.

 

Ao todo, o Dia de Campo terá por quatro estações:

 

1) Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, com o consultor florestal Pedro Francisco Filho;

2) Produtividade e conforto térmico de bovinos leiteiros em sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, como a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Isabel Cristina Ferreira;

3) Leite A2A2: agregação de renda e benefícios para saúde humana, com o pesquisador da Embrapa Cerrados, Carlos Frederico Martins, e o proprietário da Fazenda Arte Branca, Eduardo Oliveira;

4) Produção de leite orgânico em sistemas de ILPF, com um representante da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF), Luiz Carlos Britto Ferreira.

 

Os sistemas de integração envolvem a produção de grãos, fibras, madeiras, energia, leite ou carne na mesma área. Eles podem ser implementados em todo o território nacional e têm conseguido melhorar a eficiência no uso de recursos, como terra, mão de obra e insumos, além de melhorar a qualidade da água e do solo, reduzindo a vulnerabilidade das propriedades aos riscos climáticos. Também proporcionam a diversificação da atividade agrícola, o que dá mais segurança econômica para o produtor rural, sendo ainda um caminho para a prática de uma agricultura mais sustentável.