17: Dia contra a homofobia é marcado por Audiência em Dourados

Publicado em: 17/05/2019 às 17h11

CMD

Foto: Thiago Morais/CMD

O Movimento se reuniu para discutir sobre a audiência e a programação do mês


O Dia Internacional Contra a Homofobia é celebrado anualmente em 17 de maio e em Dourados será marcado pela Audiência Pública com o tema “Direitos LGBT+”. O evento será realizado na Câmara de Dourados, às 18h30, com proposição do vereador Elias Ishy (PT). “A Casa está aberta a todos os grupos, comunidades, dando visibilidade às lutas, pois temos que falar também dos deveres do Poder Público”, afirma ele. 
Movimento LGBT+ do município relatou que as articulações que têm sido feitas neste ano, apontam que os contatos feitos com os poderes Legislativo e Executivo, devendo se estender em breve ao Judiciário, demonstram uma disposição coletiva e extremamente necessária para mais conquistas. Um documento com as demandas foi apresentado à gestão municipal e ao mandato do vereador para que empreenda esforços na concretização das reivindicações. 
Estas passam pela criação de políticas públicas voltadas a população LGBT, como a formalização da Coordenadoria e do Conselho Municipal, casas de passagem ou acolhimento, promoção de iniciativas da saúde física e mental da comunidade, suporte, apoio e acompanhamento à família e ao indivíduo, entre outras. 

A Audiência é o ato que dá início as agendas relacionadas à Parada, que será realizada no dia 29 de junho, com a temática “Nem rosa, nem azul: nossa luta é colorida”.  A história deste evento relaciona-se à da Associação de Gays, Lésbicas e Transgêneros de Dourados (AGLTD) fundada no dia 12 de agosto de 2004, juntamente a um coletivo de pessoas, por Cláudia Assumpção. De resistência da ativista, somada a de muitas outras pessoas, um ano após a fundação da AGLTD, aconteceu a primeira em Dourados. 
Claudia e as professoras doutoras Simone Becker (Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual da UFGD - NEDGS/UFGD) e Claudia Cristina Ferreira Carvalho (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro - NEAB/UFGD) serão as palestrantes do ato legislativo. “Por palavras diversas, estamos em todos os lugares e, com diferentes cores, tamanhos, crenças, valores e posições sociais, constituímos uma multidão que &eacu te; a vida da cidade, por isso ainda a importância de um momento como esse”, diz o documento do Movimento encaminhado ao parlamentar. 
A audiência conta com o apoio da AGLTD; NEDGS/UFGD; NEABI/UFGD; Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI/IFMS; Coletivo da Parada LGBT+ Dourados; Coletivo de Empoderamento Feminino; Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça Etnia -CEPEGRE/UEMS; Diretório Central de Estudantes -DCE/UFGD; Conselho Municipal da Juventude-CMJ; Conselho de Cultura e Colegiado do Audiovisual; Aliança Nacional LGBTI; Juventude LGBT.
Calendário Maio e Junho de 2019
17/05 Audiência Pública: Direitos LGBT+ Dourados/MS às 18h30. Local: Câmara Municipal de Dourados. 
17/05 - Festa Pré-Parada (em prol da organização da Parada LGBT+) às 23h. Local: Hot Pub. 
25/05 - Roda de Conversa sobre Juventude LGBT+ às 15h. Local: Praça do Cinquentenário 
28/05 - Conversa sobre maternidades às 14h. Sala 104 da Fadir/UFGD. 
03/06 - Conversa sobre trans masculinidades às 14h. Local: SAE/CT. 
07/06 - Miss e Mister Diversidade da Grande Dourados às 17h30. Local: Teatro Municipal de Dourados. 
15/06 - Às 14h. Oficina de Cartazes. Local: a definir. 
21 a 28/06 - 3 Mostra LGBT+ de Cinema. Horários e locais diversos. 
29/06 - Parada de Dourados LGBT+. "Nem rosa, nem azul: nossa luta é colorida!" às 14h. Local: Praça Antônio João. 
29/06 - Festa Oficial da Parada às 23h. Local: Hot Pub.