Senai apresenta a suinocultores vantagens de investimentos em fontes de energias renováveis

Publicado em: 20/05/2019 às 12h00

Asessoria

Diante do crescente aumento das tarifas de energia elétrica, cresce a necessidade de se buscar novas fontes de geração de energia. Entre as fontes renováveis, destacam-se a energia fotovoltaica, a energia eólica, a energia hidráulica, a energia de biomassa e energia do biogás. Com tantas opções, é difícil para o consumidor entender qual a alternativa mais vantajosa e rentável para o seu negócio.

Pensando nisso, o Senai apresentou, durante o 3º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura, realizado pela Asumas (Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores) na sexta-feira (17/05) em Dourados (MS), as principais vantagens e desvantagens da energia fotovoltaica, da energia eólica e do biogás para os produtores de suínos da Região Centro-Oeste, destacando os serviços e produtos da instituição em eficiência enérgica que podem melhorar a competitividade das propriedades.

Segundo o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Magialardo, o evento trouxe diversas discussões sobre soluções tecnológicas, confirmando que a inovação e a Revolução 4.0 está presente em todos os setores econômicos. “O Senai apoia o setor produtivo e para nós é um grande prazer estar presente neste Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura apresentando nossas soluções em eficiência enérgica, porque é um tema atual, principalmente por causa dos constantes aumentos nas contas de luz. Realmente essa é uma tendência e a ideia é apresentar as opções que temos para geração própria de energia elétrica”, afirmou.

Em seguida foi a vez do consultor do Senai Empresa, Sebastião Dussel, explicar cada uma das fontes de energia renovável, destacando o crescimento do uso do biogás. “Como existe uma legislação que obriga os produtores a dar uma destinação correta para os dejetos dos porcos, a gente pode aproveitar para investir num sistema de geração de energia a partir de biogás, já que esses dejetos precisam ficar em um tanque, chamado de biodigestor, onde é gerado, por meio da fermentação, o biogás”, explicou.

 

Ele ainda detalhou que geralmente o biogás é queimado e jogado para a atmosfera. “No entanto, é possível, por meio de uma tubulação, destinar esse gás para um turbo gerador, ou seja, um motor com um gerador, gerando energia elétrica para a propriedade rural. E o Senai pode ajudar em todo o processo desde a análise de implantar essa geração própria como na rede. Além disso, nós fazemos toda uma análise para quem está em dúvida sobre qual fonte de energia utilizar e ajudamos o cliente qual delas é a mais viável”, completou.

 

Repercussão

 

Na avaliação do presidente da Asumas, Alessandro Boigues, foi uma surpresa conhecer todos os trabalhos desenvolvidos pelo Senai. “Não sabíamos que tínhamos dentro do Estado uma instituição capaz de orientar o produtor a escolher qual fonte de energia resolver usar. Então é muito importante esse tipo de palestra, porque investimentos em novas fontes de energia é uma tendência, porque além da questão da preservação ambiental, ajuda a reduzir custos de produção, principalmente com os aumentos da energia elétrica”, comentou.

 

Para o produtor rural Luiz Antonio Ortolan Salles, investimentos em outras fontes de energia é uma necessidade para garantir a competitividade e se manter no mercado. “Tenho uma propriedade em Rondonópolis, no Mato Grosso, com biodigestor e comecei a implantar a geração por meio do biogás. Espero reduzir significativamente os custos com energia, talvez até mais do que na minha residência, onde implantei um sistema fotovoltaico e estou bastante satisfeito com a queda no valor da conta de luz”, salientou.

 

Já o suinocultor Nadir Rodrigues de Oliveira, que tem propriedade em Jateí, em Mato Grosso do Sul, a palestra foi importante para entender melhor as vantagens e desvantagens de cada fonte de energia renovável. “Eu estou muito em dúvida entre implantar um sistema fotovoltaico e um biodigestor para biogás e o que mais gostei da apresentação feita aqui foi saber que o Senai pode, por meio de estudos, nos ajudar a decidir qual a mais vantajosa, porque cada caso é um caso”, completou.







燕窝酒酿蛋与传统手工酒酿蛋的区别燕窝酒酿蛋。燕窝酒酿蛋采用的原料都是优质的纯天然有机食品,产品无任何激素,没有任何副作用产后丰胸怎么办。主要成份有:酒酿原汁、土鸡蛋、珍珠糯米、姜汁红糖、泰国野葛根等提取物。不仅顺应了女性健康丰胸的需求丰胸成功案例,而且还是目前为止唯一一款安全到哺乳期都能喝的丰胸产品。它就是时下最受女性喜爱的燕窝酒酿蛋粉嫩公主酒酿蛋