Semana Mundial do Brincar mobiliza Dourados

Publicado em: 30/05/2019 às 15h33

Assecom

Brincadeiras de crianças. Assim tem sido os dias em unidades da rede municipal de ensino e entidades conveniadas que trabalham com a educação infantil em Dourados. As atividades diferenciadas são parte da programação da Semana Mundial do Brincar, que tem mobilizado a cidade.

É a primeira vez que Dourados participa desta proposta da Aliança pela Infância, que tem mobilizado, além da Rede Municipal de Ensino, universidades públicas e privadas e instituições parceiras.

Com o tema “O brincar que abraça a diferença”, a Semana Mundial do Brincar foi aberta no sábado, 25 de maio, e será encerrada neste sábado, 1 de junho.

O intuito da Semana é celebrar o “brincar livre” como meio que incentiva o desenvolvimento das crianças e as permite a elas vivenciar sua criatividade e imaginação, além de possibilitar múltiplas reflexões sobre a brincadeira como território de convívio entre as diferenças, estimular o desenvolvimento da empatia.

De acordo com o Núcleo de Educação Infantil da Semed/Dourados, o município foi escolhido para integrar o projeto devido à participação ativa em Encontros do Fórum Permanente de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul, junto com Movimento Brasileiro em Educação Infantil.

“A Prefeitura de Dourados tem construído um roteiro, pela Secretaria Municipal de Educação, para reforçar o quanto é importante a educação infantil e a Semana do Brincar. Fóruns, entidades e comunidade se envolvem como parceiros da educação e pela busca de inserir brincadeiras e interações que são eixos norteadores da educação infantil”, destaca Claudio Noda, coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da Semed.

ATIVIDADES

Em Dourados, entre as unidades que contam com extensa programação dentro da proposta estão Escola Municipal Efantina de Quadros, Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer, Ceim Paulo Gabiatti, Cei Lar de Crianças Santa Rita, entre outros.

No Cei Lar de Crianças Santa Rita, a diretora Mônica Roberto de Medeiros, destaca que os alunos têm se envolvido bastante nas ações. Atividades externas foram formatadas e para ela, estas contribuem muito com brincar em grupo.

“Resgatar a interação entre os alunos em brincadeiras ao ar livre tem sido muito divertido e leva a eles a troca de experiências, o aprender a compartilhar. É importante fomentar isso, em dias em que a tecnologia “prende” muito a atenção de nossas crianças, sendo o incentivo as brincadeiras tradicionais um diferencial para o desenvolvimento”, apontou.

No Ceim Paulo Gabiattti, nesta sexta-feira (31), terá uma manhã com dança da bexiga, corrida do saco, entre outras brincadeiras “à moda antiga”.

A Semana Mundial do Brincar terá o encerramento no sábado (01/06), com uma tarde diferenciada no Parque dos Ipês, das 13h às 17h. Alunos, educadores e familiares participarão de momentos de brincadeira e aprendizado.