Imam abre Semana do Meio Ambiente e entrega Troféu Marco verde

Publicado em: 06/06/2019 às 13h00

Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio do Imam (Instituto do Meio Ambiente), abriu oficialmente na noite desta quarta-feira (5) a 19ª Semana do Meio Ambiente e 22º Eco Dourados. A solenidade foi na Câmara de Vereadores, onde também ocorreu a entrega do Troféu Marco Verde, edição 2019.

A abertura contou também com palestras do professor-doutor José Roberto da Silva Lunas, da Uems (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) e do promotor Amílcar Araújo Carneiro Júnior, da 11ª Promotoria de Justiça de Dourados. Eles discorreram sobre o tema Políticas Públicas Ambientais.

A 19ª Semana do Meio Ambiente e 22º Eco Dourados têm como objetivo proporcionar reflexões e promover um amplo debate referente ao meio ambiente, além de envolver a sociedade douradense acerca de temas ambientais de grande relevância para o município, visando à mudança de comportamentos errôneos e potencialmente prejudiciais à natureza.

 

MARCO VERDE

Este ano, receberam o Prêmio Troféu Marco Verde o professor Enio Ribeiro de Oliveira e a professora Zefa Valdivina Pereira.

Enio, professor de Geografia, recebeu o prêmio em reconhecimento ao “Projeto SOS Parque Arnulpho Fioravante”, que criou com o objetivo de sensibilizar os estudantes da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo a sustentarem um movimento de preservação e revitalização do Parque. O projeto foi iniciado no ano de 2016, teve continuidade em 2017 e 2018 com as turmas dos 9º Anos, e encontra-se em desenvolvimento atualmente.

Zefa Valdivina Pereira, professora da UFGD, foi contemplada em reconhecimento ao “Projeto Nascente Viva: Ações Sócio Econômica e Ambiental da Aldeia de Dourados – MS”. O projeto visa restaurar a vegetação nativa às margens do córrego Jaguapiru e vem sendo desenvolvido há um ano na Reserva Indígena de Dourados, com participação de estudantes indígenas das escolas Guateka e Tengatuí Marangatu e alunos da graduação e pós-graduação da UFGD.

 

ECOVISITAS

A programação da Semana do Meio Ambiente prevê para esta quinta-feira, as EcoVisitas que contemplam caravanas de escolas. Estão previstas visitas de alunos ao Aterro Sanitário e à Reserva Champagnat.

Na sexta-feira (7), a programação vai para a Praça Antônio João, onde acontece a XXII Eco Dourados, das 9h às 17h. Alunos e acadêmicos apresentarão trabalhos científicos na área ambiental.

São parceiros das atividades a UEMS e UFGD, Polícia Militar Ambiental, Centro Social Marista, grupo de escoteiros e escolas.