Lia Nogueira e CCR apresentam projeto de novos acessos a moradores da região sul de Dourados

As obras emergenciais orçadas em mais de R$ 2,5 mi e que serão custeadas pela CCR MS Via já foram empenhadas e devem começar em no máximo 60 dias.

Publicado em: 12/06/2019 às 09h40

CMD/Imprensa

Foto: Eliel de Oliveira

Lia Nogueira com a comissão de moradores e representantes da CCR MSVia

A vereadora Lia Nogueira (PR) recebeu, nesta terça-feira (11), em seu gabinete os membros da direção da CCR MSVia e representantes da Comissão de Moradores da Região Sul de Dourados. No encontro, foram apresentados os dois projetos de melhorias visando garantir maior segurança e aprimorando a mobilidade urbana daquela região. Entre as mudanças está o novo acesso aos moradores do Residencial Kairós e demais bairros, pela BR-163 na saída para Caarapó, num trecho de cerca de 700 metros, após o trevo da bandeira. Será construída uma via de desaceleração, pavimentada e sinalizada, que dará acesso aos moradores de toda aquela região.

Já o outro projeto que engloba os moradores do Jardim Guaicurus, Dioclécio Artuzi e demais bairros, será para a instalação de faixas no entorno do chamado trevo do DOF, implantação de calçadas ao lado da pista e passarelas para o tráfego de pedestres e ciclistas. A CCR também propôs a diminuição do limite de velocidades dos radares naquele trecho de 60km/h para 40km/h.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais da CCR, Claudeir Alves da Mata, toda obra está orçada em R$2,5 milhões, investimentos estes que vão ficar a cargo da concessionária que administra a BR-163. O diretor fez questão de destacar que todos estes empenhos foram feitos a partir da Audiência Pública realizada no dia 23 de abril, pela vereadora Lia Nogueira.

“Com base nesta audiência pudemos avaliar melhor as necessidades da população destes bairros de Dourados, que passam pela 163. Com a união de esforços estamos avançando nestes projetos. Sabemos que essas medidas não são a solução em definitivo, mas irão representar melhorias e mais segurança para estas comunidades de Dourados”, afirmou. 

Lia Nogueira aproveitou para destacar a atenção da CCR, o empenho do deputado, Jose Carlos Barbosa, Barbosinha(DEM), junto ao Governo do Estado, mas principalmente o apoio que teve dos moradores da região sul de Dourados para que estas obras fossem empenhadas. “Quando ninguém acreditou que seria possível essas intervenções na BR-163 por meio da CCR, nós tivemos a coragem de levantar essa bandeira e fomos à luta.  A resposta está aí”, enfatizou a vereadora

Conforme Lia Nogueira, a solução para o tráfego seguro nesta região para milhares de família seria a construção de um viaduto, seguido de marginais, mas até que este projeto da CCR que demanda muito mais recursos seja efetivado, precisávamos de medidas emergenciais. “Essas intervenções que começam conforme a CCR em no máximo 60 dias, estão longe de serem a solução definitiva, mas já vão melhorar o acesso e trazer segurança. São serviços que vão ajudar a salvar vidas”, ressaltou Lia nogueira.