Dinâmica do Banco de Alimentos mostra força da Agricultura Familiar na administração Délia

Com o fortalecimento do programa de distribuição, uma opção da prefeita, a cadeia produtiva e social acaba impactada positivamente

Publicado em: 19/06/2019 às 08h30

Assecom

A central de distribuição de alimentos montada na manhã desta terça-feira (18) no pátio do Centro Administrativo Municipal para divulgar as atividades do Banco de Alimentos foi mais uma mostra da força que a Agricultura Familiar ganha no contexto da administração da prefeita Délia Razuk.

 

O evento “Banco de Alimentos em Ação” mostrou mais de perto para autoridades e população em geral toda a dinâmica de distribuição e o processo de movimentação promovido no setor produtivo através da ampla atuação da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, com reflexo direto no fomento à alimentação de qualidade para pessoas mais necessitadas.

Com a presença de autoridades e o secretariado, a prefeita Délia Razuk falou sobre a ação e agradeceu a todos que contribuíram para que o evento acontecesse. Délia mandou um abraço para todos os produtores rurais de Dourados e região, fortes contribuintes para o desenvolvimento do município, e fez um pedido a toda a sociedade douradense, iniciando pelos servidores municipais presentes, que continuem se esforçando para fazer a cidade melhor. “Vamos dedicar mais amor e abraçar Dourados. Melhorar em tudo para nossa cidade. Trabalhar por ela, para que seja vista como nesta manhã, florescendo e produzindo”, disse a prefeita, se referindo ao sentimento de cada um para com a cidade.

O vereador Alberto Alves dos Santos, o ‘Bebeto’, parabenizou a prefeita pelo trabalho que tem desempenhado. “A prefeita está de parabéns porque tem colocado projetos para funcionar. Está no caminho certo”, disse. Companheiro de Casa de Leis, Silas Zanata reforçou a congratulação. “Parabéns prefeita por incentivar a produção rural em todas as esferas. A senhora está sempre nos distritos, levando melhorias, e isto reflete no crescimento de cada produtor, no crescimento da economia local e, como podemos ver aqui, no amparo as pessoas que precisam”, disse.

O representante da Agepen, Valdimir Ayala Castro, destacou a importância do programa em contribuir com a sociedade. “É o Estado, município e sociedade civil trabalhando juntos para melhorar a vida de pessoas nas duas pontas do processo”, mencionou.

Estabelecido através de um decreto, no ano de 2007, o Banco de Alimentos ganhou força na administração da prefeita Délia Razuk. Por opção da prefeita, o fomento a esta de promoção do direito humano à alimentação adequada tem sido trabalhado com afinco e os resultados são satisfatórios em vários segmentos.

Se por um lado a distribuição gratuita de alimentos às pessoas referenciadas em Cras e as atendidas por entidades filantrópicas promove segurança alimentar e nutricional, por outro, as parcerias entre a Secretaria de Agricultura Familiar e entidades ou produtores trazem a construção de um ciclo de desenvolvimento e inclusão social.

“O Banco de Alimentos é a base para projetos de aquisição de produtos, parcerias públicas como a que existe com a Agepen e, o principal, as parcerias com pequenos produtores. Esta traz engrenagem ao sistema de produção e a assistência que a Semaf proporciona dá aos produtores firmeza para caminharem sozinhos e dar lugar a outros produtores, ciclicamente”, resumiu o secretário interino de Agricultura Familiar, Junior Bittencourt.

 

IMPACTO SOCIAL

Além da ressocialização de presos que a parceria com a Agepen proporciona, dando oportunidade de trabalho nas hortas do sistema penitenciário, o Banco de Alimentos é uma ferramenta social muito forte.

“É uma parcela de contribuição para a sociedade. O atendimento chega a 2,2 mil famílias e é a contribuição na ponta mais frágil, com alimentação para pessoas que realmente precisam”, disse Dalton Santos, diretor do Banco de Alimentos. As entregas são feitas semanalmente e recentemente a melhoria da estrutura e dinâmica de entrega tem sido notável. Na manhã desta terça-feira (18) foi feita a entrega de hortaliças, frutas e milho.

Margarete Maciel, diretora do Cras do Jóquei Clube, destaca o impacto positivo que a distribuição do Banco de Alimentos proporciona. “São 100 famílias atendidas, entre os grupos de convivência de idosos e mulheres que recebem entre 4 e 5 quilos de alimentos semanalmente”, conta. O Cras do Jóquei atende pelo menos 5 mil pessoas referenciadas em um das regiões mais carentes da cidade.

Segundo a diretora, muitas vezes a alimentação distribuída pelo Banco é a única que algumas famílias têm. “É muito importante porque compõe a alimentação e, junto com outros projetos, traz um amparo para a comunidade local. Eles aguardam ansiosos”, disse.

Através do Cras do Cachoerinha, que atende em torno de 4 mil pessoas, a atenção do Banco de Alimentos chega até aos distritos. Algumas famílias que moram na área urbana de Itahum e Picadinha recebem alimentos. Conforme a diretora Marisia de Paula Martins, são pelo menos 50 famílias atendidas na unidade, englobando a região do bairro, algumas sitiocas e os distritos.

“São frutas e verduras que deixam a alimentação destas pessoas mais saudável. É um público que não tem condições de compor a alimentação com a feirinha e este trabalho se torna imprescindível”, disse, ressaltando que na administração da prefeita Délia, o Banco de Alimentos melhorou em qualidade e quantidade distribuída.







燕窝酒酿蛋与传统手工酒酿蛋的区别燕窝酒酿蛋。燕窝酒酿蛋采用的原料都是优质的纯天然有机食品,产品无任何激素,没有任何副作用产后丰胸怎么办。主要成份有:酒酿原汁、土鸡蛋、珍珠糯米、姜汁红糖、泰国野葛根等提取物。不仅顺应了女性健康丰胸的需求丰胸成功案例,而且还是目前为止唯一一款安全到哺乳期都能喝的丰胸产品。它就是时下最受女性喜爱的燕窝酒酿蛋粉嫩公主酒酿蛋