Vice-Reitor da UEMS participa de lançamento do projeto de inovação

Publicado em: 11/07/2019 às 18h05

Imprensa

Nesta quarta-feira (10), o vice-Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participou do lançamento do Programa Centelha em Mato Grosso do Sul, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo em Campo Grande.

Segundo o vice-Reitor, professor Laércio Alves de Carvalho, um projeto como este vem incentivar pesquisas científicas, principalmente nas universidades. “Esse projeto é muito importante para o estado, já que incentiva a produção cientifica, e principalmente as pesquisas”, disse Laércio Alves.

O Programa Centelha nasceu de uma demanda do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, junto à Finep e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).  O Programa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso.

Em Mato Grosso do Sul, serão selecionadas por meio de edital, 28 empresas que receberão financiamentos de até 60 mil reais, totalizando mais de 1,6 milhão em investimentos. O financiamento do Centelha é proveniente de uma parceria entre a Finep e Governo do Estado.