Marcelo Mourão luta por horta orgânica para o Instituto Fuziy

Publicado em: 12/07/2019 às 10h32

Assessoria/CMD

Foto: Leandro Silva

Marcelo Mourão reunido com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar para viabilizar a horta orgânica do Instituto Fuziy

O vereador Marcelo Mourão (PRP) está empenhado na luta para que o Instituto Fuziy tenha uma horta orgânica. Autor da Lei nº 3.987/2016, que declarou o Instituto Corpal (atual Fuziy) como entidade de utilidade pública municipal, ele se reuniu nesta quinta-feira (11) com o secretário interino de Agricultura Familiar, Junior Bittencourt, solicitando total atenção para que seja firmada uma parceria para viabilizar o projeto.

O secretário informou que, conforme pedido anteriormente, uma equipe coordenada pelo engenheiro agrônomo José Joaquim de Souza visitou a área de 1.000 metros destinada pelo Instituto para a horta, coletando amostras de solo para análise. Preliminarmente, consideram que o local é viável para a implementação do projeto.

Segundo José Joaquim, é possível fazer um termo de responsabilidade entre a prefeitura e o instituto. O papel da secretaria de Agricultura Familiar será de orientação técnica, preparar os equipamentos e os canteiros, orientar como fazer compostagem e acompanhar a primeira produção. Outra medida é plantar cana na área para fazer a contenção da terra e colocar um viveiro para que o próprio Instituto possa produzir suas sementes, sendo autossuficiente. Além disso, por meio de palestras, orientar a comunidade a respeito da alimentação saudável e reproduzir a cultura de as pessoas fazerem hortas em suas casas. 

Marcelo Mourão agradeceu a atenção que a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar está dando a esta solicitação do seu mandato.

“Estou trabalhando como vereador para que essa horta orgânica seja uma realidade. Sou um defensor ferrenho do trabalho realizado pelo terceiro setor. O Instituto Fuziy é seríssimo tem um trabalho fundamental em acolhimento e cuidado às pessoas. Penso que a horta tem tudo para ser uma realidade, tanto o município quanto a entidade; então trabalhamos juntos para que isso aconteça”, afirmou Marcelo.