Dourados faz sétima captação de órgãos do ano de 2019 no Hospital da Vida

Publicado em: 22/08/2019 às 14h39

Assecom

Mais uma captação de órgãos foi realizada no Hospital da Vida de Dourados, na quarta-feira (21). Conforme a Cihdott (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) foi o sétimo procedimento realizado este ano na unidade.

Desde que a Comissão foi oficializada, na gestão Délia Razuk, órgãos têm sido captados em Dourados para atender demanda existente no Estado e em vários locais do país.

O procedimento desta quarta-feira durou cerca de quatro horas. Foram captados de uma paciente de 59 anos, moradora em Dourados, vítima de hemorragia cerebral, os rins e as córneas.

Conforme a Comissão, um rim foi encaminhado para paciente do Estado de Goiás, outro para paciente do Rio Grande do Sul e as córneas para paciente de Campo Grande.

Equipe multiprofissional do Hospital da Vida participou da captação. A ação pela OPO (Organização de Procura de Órgãos), Hospital da Vida, Intensicare e CET (Central Estadual de Transplantes), com apoio da FAB (Força Aérea Brasileira) para transporte de órgãos.

A Comissão informou à família da paciente sobre a possibilidade da doação de órgãos e houve aceitação para o gesto de solidariedade.

O gerenciamento de todos esses procedimentos é da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), responsável pelo gerenciamento do Hospital da Vida e UPA no município.