Servidores do Estado em Campo Grande têm folga na segunda-feira devido ao feriado de aniversário da cidade

Publicado em: 23/08/2019 às 07h05

Subcom

Servidores estaduais que trabalham em Campo Grande terão folga na próxima segunda-feira, 26 de agosto, devido ao feriado de aniversário da cidade, que completa 120 anos.

A Capital de Mato Grosso do Sul surgiu como Arraial de Santo Antônio depois que o mineiro José Antônio Pereira chegou por aqui em 21 de junho de 1872.

status de cidade só veio em 26 de agosto de 1899, quando saiu a emancipação política pedida por seu fundador. Aí, então, surgiu Santo Antônio de Campo Grande.

Mais tarde, a cidade perde o nome do santo e fica apenas com Campo Grande. Hoje, o município conta com 885 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE.

Feriado

A folga para servidores do Executivo Estadual foi oficializada por meio de decreto publicado pelo governador Reinaldo Azambuja no Diário Oficial do Estado de 11 de janeiro deste ano.

“Os feriados instituídos pelos municípios em lei municipal serão observados pelos órgãos e pelas entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual”, diz o documento.

Desta forma, unidades do Detran, Hemosul, Agenfa, Prático e outras que atendem a população não funcionarão na segunda-feira. O atendimento volta ao normal na terça-feira (27).

As folgas não se aplicam àqueles que trabalham em serviços considerados essenciais, que não podem ser interrompidos, como saúde e segurança pública, por exemplo.