Força-tarefa no combate às queimadas conta com 500 homens e três aeronaves

Publicado em: 24/09/2019 às 06h10

Subcom

Foto: Divulgação

Helicópteros do Exército e da PM de SP e o avião do Corpo de Bombeiros do DF no aeroporto da fazenda Caiman

A força-tarefa montada pelo Governo do Estado para combater as queimadas, que se intensificam no Pantanal e outras regiões, conta com cerca de 500 pessoas na linha de frente do fogo, dos quais 280 são bombeiros militares, e três aeronaves – um avião e dois helicópteros. Na medida que os focos de calor são extintos, a tropa se desloca para outra área, agora com apoio aéreo, cuja logística proporciona agilidade nas ações por terra.

A operação conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Regional, governos do Distrito Federal e de São Paulo, Exército e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e tem a coordenação do Corpo de Bombeiros do Estado. A corporação instalou uma Sala de Situação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), em Aquidauana, sob o comando do tenente-coronel Huesley Paulo da Silva, com o objetivo de planejar as frentes de combate.

Dos 280 bombeiros do Estado, 80 estão diretamente envolvidos no enfrentando dos focos no Pantanal, distribuídos na fazenda Caiman (Miranda), e em Aquidauana, Corumbá e Rio Negro. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal atua com 34 militares, e o PrevFogo (Ibama), com 80 brigadistas. A Caiman recebeu reforço de 30 brigadistas da Suzano, de Três Lagoas, e 17 tripulantes das aeronaves e pelo menos 40 voluntários de fazendas completam a tropa.

 

Situação sob controle

As últimas avaliações da Sala de Situação apontam para o controle dos focos de calor, com atenção especial com os incêndios que se intensificaram na fazenda Bodoquena, em Miranda, para onde parte da tropa se deslocou no helicóptero “Águia 14”, da Polícia Militar de São Paulo. A aeronave, comandada pelo capitão Alexandre Oliveira de Paula, é dotada de caçamba “bambi bucket” e jogou sete mil litros de água na região, em 5h de voo, no domingo.

O serviço de relações públicas do SCI informou, nesta segunda-feira (23), a extinção das chamas na fazenda São Roque, no Pantanal, que progrediram em direção ao Parque Estadual do Rio Negro, monitorado pela força-tarefa com sobrevoos diários e uso de drones do Corpo de Bombeiros. Também foi extinto um grande foco na fazenda Entre Rios, na mesma região. Vinte bombeiros do Estado estão se deslocando para reforçar o combate em Corumbá.

O número de focos reduziu com a operação desencadeada pelo Estado, no dia 20 de setembro, com a participação do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que enviou bombeiros e uma aeronave (o Air Tractor AT-802F, com capacidade para 3,1 mil litros de água), Exército, Polícia Militar de São Paulo e Ibama. A última informação do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontava 173 focos, a maioria em Corumbá (74) e Aquidauana (48).







燕窝酒酿蛋与传统手工酒酿蛋的区别燕窝酒酿蛋。燕窝酒酿蛋采用的原料都是优质的纯天然有机食品,产品无任何激素,没有任何副作用产后丰胸怎么办。主要成份有:酒酿原汁、土鸡蛋、珍珠糯米、姜汁红糖、泰国野葛根等提取物。不仅顺应了女性健康丰胸的需求丰胸成功案例,而且还是目前为止唯一一款安全到哺乳期都能喝的丰胸产品。它就是时下最受女性喜爱的燕窝酒酿蛋粉嫩公主酒酿蛋