A onda 4.0 e as transformações no agronegócio - Gabriela Inocente

Publicado em: 10/10/2019 às 16h40

Brasilagro

Nas últimas décadas, a revolução verde transformou as práticas agrícolas por meio da implementação de iniciativas tecnológicas, que favoreceram o aumento da produção de alimentos no mundo e no Brasil. No entanto, o progresso neste setor não para e agora estamos vivenciando uma nova revolução no campo, a ascensão da agricultura digital, que também é chamada por muitos especialistas como “agricultura 4.0”.

A inovação no campo é percebida facilmente nos dias de hoje, quando observamos os processos automatizados, por exemplo. No entanto, ela tem se tornado cada vez mais expressiva diante do mercado competitivo e, ao mesmo tempo, promissor. De acordo com estimativas das Organização das Nações Unidades (ONU), nos próximos 30 anos o agronegócio terá a missão de alimentar cerca de dez bilhões de pessoas no mundo.

De olho nas oportunidades que se abrem e impulsionado pelos avanços da tecnologia, na agricultura 4.0 diversas startups têm surgido com ferramentas inovadoras que vão além das máquinas de colheita, oferecendo praticidade e eficiência aos produtores rurais. Entre as principais tendências estão os drones, softwares de gestão, agricultura de precisão, marketplace, entre outras, que abrangem todas as etapas do agronegócio.

Com tais ferramentas, o produtor consegue visualizar suas propriedades à distância, por meio de softwares, controlando em tempo real o processo produtivo, identificando áreas com infestação de pragas e otimizando a tomada de decisões. Além disto, essas tecnologias também estão facilitando as transações do setor, já que hoje os produtores podem comprar e vender por meio de plataformas digitais, conforme a oferta do mercado e em poucos segundos, fechar o negócio e, ainda, gerar contrato com assinatura digital.

Todavia, a inovação no agronegócio ainda apresenta alguns desafios, especialmente no Brasil, como conectividade, por exemplo. Geralmente em áreas rurais, a infraestrutura de rede necessita de ampliação e melhorias para garantir conexão a todos. Outro problema é conscientizar os produtores sobre a segurança de dados, já que muitos têm resistência em expor informações sobre seu negócio na rede, e ainda priorizam as negociações por meio de reuniões físicas e contratos impressos.

De qualquer forma, a inovação já chegou ao campo e está revolucionando sua atividade. Cabe aos profissionais da área manterem-se atualizados para lidar com todas essas tecnologias que ajudam a modernizar processos, mas não substituem o trabalho do homem. Um software pode detectar problemas numa área, entretanto, quem determina com precisão a situação é o profissional de agronomia. Mas, ele precisa estar atualizado e cada vez mais capacitado para garantir seu espaço nesta nova era (Gabriela Inocente, formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio pela FGV e atualmente docente do curso de Agronomia da Unopar de Arapongas)







燕窝酒酿蛋与传统手工酒酿蛋的区别燕窝酒酿蛋。燕窝酒酿蛋采用的原料都是优质的纯天然有机食品,产品无任何激素,没有任何副作用产后丰胸怎么办。主要成份有:酒酿原汁、土鸡蛋、珍珠糯米、姜汁红糖、泰国野葛根等提取物。不仅顺应了女性健康丰胸的需求丰胸成功案例,而且还是目前为止唯一一款安全到哺乳期都能喝的丰胸产品。它就是时下最受女性喜爱的燕窝酒酿蛋粉嫩公主酒酿蛋