Cido Medeiros quer ações preventivas à depressão em adolescentes nas escolas

Publicado em: 09/10/2019 às 14h15

Imprensa

Foto: Assessoria

Cido quer ações de prevenção ao suicídio nas escolas

As estatísticas demonstram que é crescente a taxa de suicídio entre adolescentes no Brasil. Em 2017, por exemplo, o Ministério da Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico de Tentativas de Suicídios e Suicídios Consumados no Brasil, que revelou que a maior taxa de mortes ocorre entre jovens de 15 a 29 anos.


Baseado nisto, o vereador Cido Medeiros (DEM) protocolou na sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, uma indicação à prefeita Délia Razuk (PTB) e aos secretários de Saúde e de Educação, sugerindo a implantação de ações preventivas da depressão em pré-adolescentes e adolescentes nas escolas do município.


Segundo Cido Medeiros, a depressão nos jovens cresce a cada dia, seja por motivos de convivência familiar ou problemas escolares. “Mais difícil do que notar a dor dos filhos é reconhecer que esse sentimento é tão limitante que exige, sim, um acompanhamento especializado. Esse momento é um divisor de águas. Se a depressão em adultos é tão devastadora, imagine entre os que estão no começo da vida. O adolescente é mais intenso e impulsivo. Por isso, não tem experiência para tomar decisões claras nem capacidade de enxergar em longo prazo”, avalia o vereador.

o mundo, o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas por ano, sendo a segunda maior causa de morte entre pessoas entre 15 e 29 anos, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) – a primeira é a violência. Estes números podem ser ainda maiores, pois há indícios de subnotificação – para cada registro oficial, existem pelo menos quatro tentativas não registradas. Conforme a OMS, as tentativas devem ser cerca de 20 vezes mais frequentes do que o ato consumado. A situação é tão grave que a entidade determinou, como um imperativo global, a redução das taxas de suicídio em 10% até 2020.


Na justificativa da indicação protocolada, Cido Medeiros propõe que as escolas tenham ações preventivas para o combate da depressão e do suicídio entre os adolescentes. A sugestão prevê que os educadores participem de cursos de formação e de requalificação sobre o assunto para lidar adequadamente com o tema. As escolas poderão fazer parcerias com instituições públicas e/ou privadas para promover ações como palestras, workshops e outros instrumentos de capacitação, além de promoverem encontros com famílias para inseri-las no debate.
Cido explicou que se trata de uma propositura muito necessária para a prevenção da depressão e adolescentes. “O número de suicídios na população jovem é alarmante. No Brasil, a taxa de crescimento de casos de suicídio na faixa etária de 10 a 14 anos aumentou 40% em dez anos e 33,5% entre adolescentes de 15 a 19 anos. Em média, dois adolescentes tiram a própria vida por dia, segundo pesquisas. Com certeza, estes são números alarmantes. É vital que os pressionais da saúde, pais e educadores estejam atentos aos sinais dados pelos adolescentes e é fundamental que façamos esse acompanhamento nas escolas”, conclui Cido Medeiros.







燕窝酒酿蛋与传统手工酒酿蛋的区别燕窝酒酿蛋。燕窝酒酿蛋采用的原料都是优质的纯天然有机食品,产品无任何激素,没有任何副作用产后丰胸怎么办。主要成份有:酒酿原汁、土鸡蛋、珍珠糯米、姜汁红糖、泰国野葛根等提取物。不仅顺应了女性健康丰胸的需求丰胸成功案例,而且还是目前为止唯一一款安全到哺乳期都能喝的丰胸产品。它就是时下最受女性喜爱的燕窝酒酿蛋粉嫩公主酒酿蛋