Semana Integrada de Computação tem foco no empreendedorismo

Publicado em: 22/10/2019 às 18h00

Assessoria

Até dia 25 de outubro, a S.I.C 2019 - Semana Integrada de Computação vai movimentar a Cidade Universitária em Dourados. A S.I.C foi idealizada pelos docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) juntamente com os profissionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Centenas de acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da UEMS/Dourados estão participando do evento.

A fala de abertura da primeira palestra do evento foi do coordenador do Curso de Sistemas de Informação da UEMS, Prof. Dr. Cleber Valgas Mira, que salientou a importância do evento. “ É extremamente positivo que as Instituições Públicas se unam para realizar eventos que tragam experiência do mercado e da academia para os alunos. E também que abram oportunidade para que as empresas tragam suas tecnologias que incentivam a interdisciplinaridade entre os diversos cursos da área no nível de graduação, pós-graduação e nível técnico. Todo esse conhecimento é bem visto no mercado de trabalho e importante para os novos profissionais da área de tecnologia de informação”, reforça.

Esteve presente no evento juntamente com outros professores e alunos da UEMS o coordenador do Curso de Ciência da Computação, Prof. Dr. Fabrício Sérgio de Paula. “ Os cursos da área têm uma ótima formação prática e teórica, mas é difícil nos acompanharmos a velocidade do surgimento de novas tecnologias e ferramentas e embutir tudo isso em sala de aula. O evento vem justamente suprir essa necessidade”, explica.

O professor Felipe Carbone atua nos cursos da área de computação na UFGD e faz parte da organização da S.I.C 2019, ele explica que a programação do evento foi pensada na prática profissional e nas necessidades do mercado. “ A ideia é tentar focar durante uma semana na prática, muitos mini-cursos foram escolhidos pois vão direto para implementação, para o desenvolvimento, para a prática”, reforça. Boa parte da programação também tem o foco no empreendedorismo, como a criação de startups e novos modelos de negócio que tragam soluções inovadoras.

O palestrante da noite de abertura foi o Dr. Bernardo Lustosa da ClearSale Brasil, empresa que atua há 18 anos no mercado digital, inovando em soluções antifraude e mapeando o comportamento e reputação do consumidor digital.

Durante sua apresentação Lustosa fez demonstrações de como os programas da ClearSale funcionam para identificar fraudes e proteger os dados dos usuários da rede. Além das demonstrações, Lustosa também pontuou a questão do empreendedorismo tão latente na área da computação.

“ Eu sou um entusiasta dessa área, sou empreendedor também, investidor anjo e apoio startups investindo e dando mentoria para elas. [...] Cada vez mais as grandes empresas estão inovando através da participação de startups. Na minha palestra eu sempre busco falar dessas iniciativas de grandes empresas junto com as pequenas”, finaliza.

Área da computação

Somente da Cidade Universitária são 4 graduações na área da computação: Ciência da Computação (UEMS), Sistemas de Informação (UEMS e UFGD) e Engenharia de Computação (UFGD). O IFMS - campus Dourados oferece na área da computação o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática para Internet e a Graduação em Tecnologia em Jogos Digitais.







燕窝酒酿蛋与传统手工酒酿蛋的区别燕窝酒酿蛋。燕窝酒酿蛋采用的原料都是优质的纯天然有机食品,产品无任何激素,没有任何副作用产后丰胸怎么办。主要成份有:酒酿原汁、土鸡蛋、珍珠糯米、姜汁红糖、泰国野葛根等提取物。不仅顺应了女性健康丰胸的需求丰胸成功案例,而且还是目前为止唯一一款安全到哺乳期都能喝的丰胸产品。它就是时下最受女性喜爱的燕窝酒酿蛋粉嫩公主酒酿蛋