Cineclube UFGD: Documentários de Sílvio Tendler serão exibidos na 8ª Mostra Ecofalante

Publicado em: 07/11/2019 às 20h30

Imprensa

Agricultura Tamanho Família (2014) e O Fio da Meada (2019), ambos do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, fazem parte da programação da 8ª Mostra Ecofalante, no Cineclube UFGD. As exibições ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro, às 17h, no cineauditório da Unidade 1 UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). 

De acordo com a biografia publicada no site da Caliban Produções Cinematográficas, em 48 anos de cinema, Silvio Tendler produziu e dirigiu mais de 70 filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental, além de 12 séries. Possui as três maiores bilheterias do documentário brasileiro (“Os anos JK – Uma trajetória política”, “O Mundo Mágico dos Trapalhões” e “Jango”) e mais de 60 prêmios, dentre eles seis Margaridas de Prata – C.N.B.B e o Prêmio Salvador Allende no Festival de Trieste, Itália, pelo conjunto da obra.

Agricultura Tamanho Família (2014), que será apresentado neste sábado (09), é o terceiro filme da Trilogia da Terra, composta por O Veneno Está na Mesa (2011) e O Veneno Está na Mesa II (2014). O filme mostra as diversas formas de agricultura familiar e o quanto ela cria e impulsiona a cultura, a produção, as relações sociais e os afetos no interior brasileiro. O documentário revela que o agronegócio não é a única modalidade de produção existente no campo, nem é o mais importante para o abastecimento interno e a garantia da segurança e soberania alimentar do povo brasileiro.

Já O Fio da Meada mostra a luta de povos tradicionais brasileiros contra a urbanização opressora. Neste documentário, Silvio Tendler instiga a denuncia à violência nos campos e nas comunidades tradicionais, cada vez mais ameaçados pela ação do homem em nome do progresso. Caiçaras, quilombolas e indígenas lutam para sobreviver e para tentar impedir que suas reservas naturais sejam destruídas pelo processo de urbanização.

Os filmes estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A entrada é franca e todos os interessados pela temática podem participar, sem a necessidade de inscrição prévia. Haverá debate após a exibição de cada filme.

No Cineclube UFGD, a 8ª Mostra Ecofalante prossegue ao longo de novembro e contemplará ainda a apresentação de Amazônia: o despertar da Florestania (Christiane Torloni & Miguel Przewodowski, Brasil, 2018) e O Amigo do Rei (André D’Elia, Brasil, 2019). 


Saiba sobre a biografia de Sílvio Tendler em: http://caliban.com.br/biografia/

MOSTRA ECOFALANTE
Esta é a primeira vez que a Mostra Ecofalante está em Mato Grosso do Sul. A Mostra é um evento anual, está em sua 8ª edição e acontece desde 2012, sempre no primeiro semestre. Ao longo do ano, a ONG Ecofalante realiza exibições com parceiros educacionais e institucionais, democratizando o acesso às obras excepcionais de que fizeram curadoria, com propósito de levar cultura e informação, com filmes e debates, para cada vez mais lugares.

Na UFGD, o evento começou em 24 de outubro dentro das atividades do Encontro de Direito e Relações Ambientais Internacionais. Além do Cineclube, outras sessões serão realizadas na Faculdade de Ciências Humanas (FCH) e na Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA).

Outras informações sobre a Mostra Ecofalante você pode encontrar em: http://ecofalante.org.br/







燕窝酒酿蛋与传统手工酒酿蛋的区别燕窝酒酿蛋。燕窝酒酿蛋采用的原料都是优质的纯天然有机食品,产品无任何激素,没有任何副作用产后丰胸怎么办。主要成份有:酒酿原汁、土鸡蛋、珍珠糯米、姜汁红糖、泰国野葛根等提取物。不仅顺应了女性健康丰胸的需求丰胸成功案例,而且还是目前为止唯一一款安全到哺乳期都能喝的丰胸产品。它就是时下最受女性喜爱的燕窝酒酿蛋粉嫩公主酒酿蛋