Enem 2019: morador de rua faz provas e pretende cursar Direito

Arno Muniz trabalhou na área da construção civil e expedição em indústrias, mas, desde que ficou desempregado, foi parar nas ruas

Publicado em: 08/11/2019 às 12h30

Jusbrasil

Arno Muniz, de 46 anos, esteve entre as cinco milhões de pessoas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 nesse domingo (03/11/2019). Para ele, realizar a prova pode ter sido a grande oportunidade de sua vida, além de motivo de muito orgulho: com quase 50 anos, é morador de rua, e, apesar das dificuldades, conseguiu se preparar para as provas.

Em situação de rua há 4 anos desde que ficou desempregado, Arno conseguiu pagar a sua inscrição com dinheiro arrecadado nas ruas de Bluemenau, em Santa Catarina, onde vive. Com o boleto em mãos, ele pedia ajuda aos motoristas que paravam nos sinais. A meta dele agora é estudar Direito.

“Quero lutar pelos moradores de rua. As pessoas não sabem o que a gente sofre e nem o preconceito. A prova estava bem difícil, mas consegui concluir as questões e a redação“, disse.

Arno sempre trabalhou na área da construção civil e expedição em indústrias, mas, desde que ficou desempregado, foi parar nas ruas, onde vive há 4 anos. Entre 2017 e 2018, voltou a estudar e concluiu o ensino fundamental e médio pelo Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja).

Medo de ser roubado

Com a ajuda de funcionários de um posto de gasolina ele consegue guardar seus pertences e um espaço para estudar. Mas seus livros e os diplomas dos cursos estão sempre com ele, por medo de ser roubado.

“Eu queria muito um lugar para morar. Para tomar banho diariamente, lavar roupa e guardar meus pertences”, ressalta.






燕窝酒酿蛋与传统手工酒酿蛋的区别燕窝酒酿蛋。燕窝酒酿蛋采用的原料都是优质的纯天然有机食品,产品无任何激素,没有任何副作用产后丰胸怎么办。主要成份有:酒酿原汁、土鸡蛋、珍珠糯米、姜汁红糖、泰国野葛根等提取物。不仅顺应了女性健康丰胸的需求丰胸成功案例,而且还是目前为止唯一一款安全到哺乳期都能喝的丰胸产品。它就是时下最受女性喜爱的燕窝酒酿蛋粉嫩公主酒酿蛋