CCZ vai intensificar ações de combate ao Aedes aegypti  

Dourados registrou, só neste início de ano, 14 casos positivos de dengue e nove casos de chikungunya

Publicado em: 27/01/2020 às 06h30

Assecom

 

 

A Prefeitura de Dourados, por meio departamento de vigilância em saúde do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) está intensificando as ações de prevenção à dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – zica vírus e chikungunya. Além das visitas de rotina, os agentes de endemias estão atendendo denúncias sobre residências e terrenos sujos, favoráveis à incidência do mosquito, com notificação dos proprietários. Também estão sendo intensificadas as visitas a pontos estratégicos, como borracharias, ferro velhos, etc.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, até o final da terceira semana de 2020, 69 notificações haviam sido feitas, com o registro de 14 casos positivos para dengue e nove casos positivos para a chikungunya. Dentro dos registros, há dois casos de notificação para dengue e um para febre chikungunya, sem confirmação de positividade.

Ainda dentro do serviço de mapeamento e combate, foi constatado índice de 0,9% para o LIRAs (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), o que corresponde a um dado satisfatório, segundo avalia Emerson Eduardo Corrêa, do Departamento de Vigilância em Saúde.

O LIRAa identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do município e permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. Conforme o CCZ, isso demonstra que o trabalho de combate tem sido bom e também que a população tem participado com afinco, o que deve continuar.

ALERTA

Apesar de o município estar no nível de baixa incidência de casos de dengue, o Centro de Controle de Zoonoses alerta para prevenção da doença. O período de calor e chuvas constantes é considerado ideal para reprodução do Aedes aegypti.

O CCZ ressalta que a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a reprodução do mosquito transmissor da doença. O recolhimento de embalagens dos quintais, como copos plásticos, tampinhas de garrafas, pneus velhos, sacos plásticos, entre outros, é necessário para contribuir na prevenção.

Imóveis não habitados e terrenos em condições que notavelmente são atraentes para o mosquito da dengue devem ser denunciados ao CCZ, para que os agentes façam vistoria. O telefone para contato do CCZ é 3411-7753.







燕窝酒酿蛋与传统手工酒酿蛋的区别燕窝酒酿蛋。燕窝酒酿蛋采用的原料都是优质的纯天然有机食品,产品无任何激素,没有任何副作用产后丰胸怎么办。主要成份有:酒酿原汁、土鸡蛋、珍珠糯米、姜汁红糖、泰国野葛根等提取物。不仅顺应了女性健康丰胸的需求丰胸成功案例,而且还是目前为止唯一一款安全到哺乳期都能喝的丰胸产品。它就是时下最受女性喜爱的燕窝酒酿蛋粉嫩公主酒酿蛋