Ação Cidadania atrai 2,2 mil pessoas e faz quase 4 mil atendimentos em Terenos

Publicado em: 13/03/2018 às 14h10

Imprensa/TRTMS

Realizada neste sábado (10/03) pelo Sesi, em parceria com a TV Morena e apoio da Prefeitura de Terenos, a Ação Cidadania atraiu 2.279 pessoas e realizou 3.966 atendimentos nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer, na Praça de Eventos do município.

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região foi um dos 30 parceiros dos setores público e privado presentes em mais uma edição da Ação Cidadania. Na avaliação do presidente do TRT/MS, Desembargador João de Deus Gomes de Souza, os serviços voltados para o trabalhador reforçam o papel da instituição junto ao cidadão. "O TRT está presente com atendimentos em geral, consulta jurídica e ouvidoria, e é uma forma de aproximar o tribunal a população e informar os serviços que rotineiramente disponibilizamos", afirmou.  

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, devido às particularidades da cidade, foi essencial levar os atendimentos gratuitos na área de saúde, educação e cidadania aos moradores de Terenos. "Levamos a Ação Cidadania para o interior, algo que deu muito certo no ano passado, e temos realizado o sonho de muita gente porque estamos proporcionando soluções para um problema que é crônico no dia a dia das pessoas, como conseguir uma consulta médica ou ir ao dentista", declarou. 

O Presidente do TRT/MS também destacou que a Justiça do Trabalho já tem essa preocupação de facilitar o acesso ao serviço público pela população dos municípios menores. "Desde 2003 o nosso Tribunal tem essa visão de proporcionar a todos os cidadãos de Mato Grosso do Sul a possibilidade de ter uma informação sobre o Direito do Trabalho, levando a Justiça Itinerante e os Postos Avançados da Justiça do Trabalho ao interior do Estado. Esse é o nosso lema: a Justiça do Trabalho está ao alcance do cidadão", esclareceu o magistrado.     

Conforme dados da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Terenos é, proporcionalmente, a cidade de Mato Grosso do Sul com o maior número de assentados e conta com dez assentamentos onde vivem mais de 3 mil pessoas, situação que dificulta ainda mais o acesso da população a serviços públicos. Para o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, a Ação Cidadania é uma forma de desenvolver o aspecto social das ações do Sistema Indústria voltadas para a população. "A parceria do Sesi com a TV Morena e a Prefeitura permite ampliar o leque de iniciativas que realizamos não somente para a indústria, mas para o público em geral", afirmou.