Sábado, 7 de dezembro de 2019

Inscrições prorrogadas para os vestibulares de Letras-Libras e da Licenciatura em Educação do Campo

Publicado em: 21/10/2019 às 08h10


A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) prorrogou, para até às 17h de 25 de outubro, as inscrições para os interessados em entrar nos cursos de Letras-Libras (Licenciatura) e Licenciatura em Educação do Campo (Leduc). Mesmo com a prorrogação, as provas serão realizadas na mesma data, 24 de novembro.

Cada curso possui um vestibular específico, com páginas próprias onde os candidatos podem conferir todos os detalhes para participar da seleção. O Letras-Libras (Licenciatura) está com 30 vagas, é ofertado na modalidade de educação a distância e as informações estão publicadas em https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/libras2020. Já a Licenciatura em Educação do Campo abriu 60 vagas, acontece com aulas no sistema de alternância entre o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade e todos os procedimentos podem ser consultados no site: https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/psleduc2020.

As pessoas surdas têm prioridade para passar no Letras-Libras, em respeito ao artigo 4º do Decreto Federal nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Havendo vagas remanescentes, a oferta se dará conforme disposição da Lei n.º 12.711/2012, ou seja, metade das vagas serão disponibilizadas para ampla concorrência e a outra metade será reservada para estudantes de escola pública. Dentro das vagas reservadas para estudantes de escola pública há, ainda, cotas para alunos cuja renda familiar é inferior ou igual a 1,5 salário-mínimo per capita; e também cotas para pretos, pardos e indígenas. 

Os professores que atuam em escolas do campo tem preferência para a Licenciatura em Educação do Campo. As vagas remanescentes serão distribuídas, nessa ordem, para funcionários, efetivos ou não, que atuem nessas escolas, populações do campo e demais candidatos. De acordo com o edital, são considerados como população do campo: agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, assalariados rurais, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural, incluindo as comunidades indígenas.

LETRAS-LIBRAS

As inscrições custam R$ 100,00 e as provas serão realizadas exclusivamente na cidade de Dourados, nos locais indicados na confirmação da inscrição (Área Restrita do Candidato). A prova de redação e a prova objetiva acontecerão das 14h às 18h. 

Os candidatos surdos que tiverem alguma dúvida sobre o Vestibular, podem recorrer ao atendimento especializado na Faculdade de Educação a Distância (EaD/UFGD) situada na Rua Benjamin Constant, n.º 685, Jardim América – Dourados/MS, em dias úteis, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h. O edital acessível em Libras está publicado em https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/libras2020/edital-acessivel

As informações sobre o processo seletivo deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção, Sala 405, Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, n.º 1.761 - Vila Progresso – Caixa Postal 322 – CEP: 79825-070 – Dourados/MS), em dias úteis, das 7h às 19h, ou pelos telefones (67) 3410-2840 e (67) 3410-2846 ou, ainda, pelo e-mail cs.libras@ufgd.edu.br.