Sábado, 7 de dezembro de 2019

NuPeQ da UEMS realiza três palestras sobre quadrinhos em escola estadual na Capital

Publicado em: 21/10/2019 às 06h50


O Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande, realizou uma série de palestras para alunos da Escola Estadual General Malan, como parte do projeto de incentivo à leitura com os alunos da Iniciação à Docência do Curso de Letras da UEMS-Campo Grande.

Na sexta-feira (18/10), a ação foi realizada com alunos do 7º ano, do 9º ano e do 3º Ano do Ensino Médio, ministrada pelo professor doutor Nataniel Gomes, coordenador do NUPEQ, a convite da professora Ana Maria Salvador.

Forma três palestras “Quadrinhos e inclusão”, “Quadrinhos e literatura” e “História das HQs” mostrando como as histórias em quadrinhos podem servir como instrumentos inclusivos, a relação entre a literatura e os quadrinhos e a trajetória dos quadrinhos, de sua origem até hoje. Segundo o professor Nataniel Gomes, o objetivo “é estimular e atrair novos leitores por meio de suportes pouco explorados”.

O NuPeQ conta com professores, alunos da graduação e do mestrado, realiza encontros quinzenais para discussão e debates teóricos, além das orientações de projetos e dissertações, vários já concluídos. Os textos do NuPeQ estudam a relação dos quadrinhos com o ensino, com o cinema, com a religião, com a leitura de clássicos, com a Análise do Discurso, com a Semiótica, com a Comunicação de Massa e outros temas. Além dos livros, foram publicados diversos artigos em revistas acadêmicas de todo o país, em anais de congressos.