Todos os anos de eleições são realizadas pesquisas eleitorais para saberem as intenções de voto da população e o que acham sobre determinados candidatos e os cargos concorridos. Essas pesquisas mostram o cenário de disputa entre os candidatos e mostram quem está na frente da competição. Para o próximo ano as pesquisas eleitorais vão voltar a acontecer tanto para os candidatos a presidente em 2022 quanto para os candidatos a governador de São Paulo em 2022 e em outros estados do país, mas antes de tudo, como funcionam essas pesquisas eleitorais?

Como é feita uma pesquisa eleitoral?
Antes de tudo é necessário saber que uma pesquisa eleitoral é feita por encomenda, seja o cliente um candidato, um meio de comunicação, partido ou qualquer outra organização que deseje ter esses dados eleitorais. Os registros levantados pela pesquisa são registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou no TER (Tribunal Regional Eleitoral) e toda a população tem acesso aos registros.
Após o registro levantado é definido qual será o publico que será entrevistado, qual a faixa etária, localidade, sexo e entre outros critérios que definem o grupo desejado.
Após a realização da pesquisa é necessário mensurar as margens de erro, e toda pesquisa apresenta uma margem de erro. Afinal, os cenários de uma pesquisa podem sofrer influências significativas como contexto econômico, notícias, propaganda eleitoral, debates, ataques e novos fatos levantados antes das eleições.

Esses erros são calculados em pontos percentuais que podem chegar a três pontos, sejam eles três pontos para cima ou três pontos para baixo.
As eleições presidenciais do próximo se aproximas e as pesquisas eleitorais sobre intenção de voto também. Os pré-candidatos à presidência do Brasil são Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, Rui Costa, João Doria, Eduardo Leite, Ciro Gomes, Guilherme Boulos, Luciano Huck, Luiz Henrique Mandetta e Lula. Essa disputa promete ser bastante acirrada e irá ter grandes efeitos já que uma boa parte da população espera um resultado diferente da última eleição.

Os partidos dos diferentes estados do Brasil também começam a lançar seus pré-candidatos a disputa que irá acontecer, como é o caso dos candidatos a governador de São Paulo. Entre os nomes mais falados sobre futuros candidatos ao cargo de governador do estado de São Paulo estão: Paulo Skaf, Luiz Marinho e Marcio França.
Com as eleições mais próximas os resultados das pesquisas passam a se tornarem mais reais e uma visão mais realista sobre os futuros candidatos também vão surgindo, fazendo com que as pesquisas sejam bem importantes para a população, partidos e candidatos.